A produção científica sobre o capacitismo no ensino superior: uma revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68635

Palavras-chave:

Capacitismo, Patologização, Ensino superior

Resumo

Compreender como o capacitismo se reproduz no ensino superior é imprescindível para se remover barreiras de acesso ao conhecimento e para a garantia da participação social de pessoas com deficiência nesse espaço. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a produção científica referente ao capacitismo no ensino superior quanto às perspectivas conceituais, as principais implicações para as pessoas com deficiência e os elementos que corroboram a construção de práticas anticapacitistas. As informações foram obtidas por meio de uma revisão integrativa da literatura que abrangeu 36 artigos disponibilizados nas bases de dados Scopus, PsycInfo, Web of Science, SciELO; One File e ERIC, publicados entre 2000 e 2020. Os achados foram analisados a partir de um protocolo de revisão elaborado pelas autoras. Os resultados foram organizados em três categorias: a) perspectivas conceituais do capacitismo; b) reprodução do capacitismo no ensino superior e; c) contribuições para a construção de práticas anticapacitistas. Identificou-se que o capacitismo é institucionalizado no ensino superior e corrobora a patologização e medicalização das pessoas com corporalidades desviantes do padrão normativo. A construção de práticas anticapacitistas demanda a análise crítica das narrativas capacitistas, a incorporação da perspectiva interseccional, e o compromisso com a eliminação das barreiras e com a participação das pessoas com deficiência. Por fim, destaca-se a relevância de se incorporar a categoria capacitismo na produção do conhecimento, formação dos profissionais que atuam no ensino superior e nas políticas educacionais brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Milan Lorandi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda da 7º fase do curso de Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vinculada ao Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição, como bolsista de iniciação científica (PIBIC), em um projeto que aborda a Relação entre experiências adversas na infância e comportamentos de risco de universitários brasileiros e o bem-estar psicológico. Também é monitora voluntária da disciplina de Psicopatologia I e participa do Grupo de Estudos: Violências e suas complexidades. Tem interesse em: saúde mental, violências, gênero, saúde pública, estudos da deficiência e psicologia jurídica.

Marivete Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada II vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e Doutora em Psicologia pela UFSC. Realizou seu Pós-doutorado em 2018 na State University of New York/Stony Brook/NY/USA onde atuou como Visiting Scholar estudando as contribuições dos Estudos da Deficiência para a atuação de psicólogas/os nas políticas sociais. Foi pesquisadora do MEC no âmbito da Prevenção às Violências na Escola (2013-2014), Conselheira do Nono Plenário do CRP-12, Coordenadora do CREPOP - Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas (set/2016 à set/2019), Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC (jun/2019-jun/2021). É coordenadora do NED - Núcleo de Estudos sobre Deficiência da UFSC - no qual vem estudando deficiência com base em uma perspectiva interseccional e política. Também é membra do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional da UFSC; do Margens (Núcleo de Estudos Modos de Vida, Família e Relações de gênero); do GT da ANPPEP Psicologia, Política e Sexualidades e do Instituto Estudos de Gênero da UFSC. Atua como editora na editoria de artigos da Revista Estudos Feministas e editora associada da Revista Psicologia Política.Tem vínculo de Professora Adjunta com a Western University do Canadá, onde atua como pesquisadora e na oferta de disciplinas interinstitucionais oferecidas por meio de uma parceria entre a Western University e a UFSC. Também integra o Projeto de Internacionalização PRINT-CAPES da UFSC intitulado “Práticas Culturais, Educação e Direitos Humanos: violências, gênero, diversidades” em que, por meio deste, vem desenvolvendo pesquisas no campo dos Estudos da Deficiência em parceria com pesquisadores da Western University, London, Canadá. Estuda os seguintes temas: Psicologia e Estudos da Deficiência; Políticas Públicas e Pessoas com Deficiência; Gênero, Deficiência e outras intersecções; Deficiência, Direitos Humanos e Justiça; Educação Inclusiva.

Referências

ABES, Elisa S; WALLACE, Michelle M. “People see me, but they don’t see me”: an intersectional study of college students with physical disabilities. Journal of College Student Development, v. 59 n. 5, p. 545–562, Set. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1353/csd.2018.0052>. Acesso em: 20 jan. 2021.

BÊ, Ana. Ableism and disablism in higher education: the case of two students living with chronic illnesses. Alter, v. 13, n. 3, p. 179–191, Ago. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.alter.2019.03.004>. Acesso em: 20 jan. 2021.

BIALKA, Christa S., et al. Breaking barriers and building bridges: understanding how a student organization attends to the social integration of college students with disabilities. The Journal of Postsecondary Education and Disability. Huntersville, v. 30, n. 2, p. 157–172, 2017. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ1153574>. Acesso em: 20 jan. 2021.

BLACKMORE, Paul. Prestige in academic life: excellence and exclusion. London e New York: Routledge, 2016.

BLOCKMANS, Inge G. E. “Not wishing to be the white rhino in the crowd”: disability-disclosure at university. Journal of Language and Social Psychology, Belgium, v. 34, n. 2, p. 158–180, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/0261927X14548071>. Acesso em: 20 jan. 2021.

BRCKALORENZ, Allison, FASSETT, Kyle T. & HURTADO, Sarah S. Supporting LGBQ+ students with disabilities: exploring the experiences of students living on campus. The Journal of College and University Student Housing. v. 46 n. 3, p. 78-91, 2020. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ1250900>. Acesso em: 20 jan. 2021.

BROWN, Nicole; LEIGH, Jennifer. Ableism in academia: where are the disabled and ill academics? Disability and Society. London, v. 33, n. 6, p. 985–989, Abr. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09687599.2018.1455627>. Acesso em: 20 jan. 2021.

BROWN, Nicole. Theorizing ableism in academia. In: BROWN, Nicole e LEIGH, Jennifer. Ableism in Academia. London: UCL Press, 2020. p. 1-10.

BOCK, Geisa, KEMPFER, Letícia, GESSER, Marivete e NUERNBERG, Adriano Henrique. Desenho Universal para a Aprendizagem: a Produção Científica no Período de 2011 a 2016. Revista Brasileira de Educação Especial. Baurú, v. 24, n. 1, p. 143-160, jan. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000100011>. Acesso em: 20 jan. 2021.

BOLT, David. Disability and the rhetoric of inclusive higher education. Journal of Further and Higher Education. London, v. 28, n. 4, p. 353–358, Nov. 2004. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/0309877042000298849>. Acesso em: 20 jan. 2021.

BOLT, David. Enabling the classroom and the curriculum: higher education, literary studies and disability. Journal of Further and Higher Education. London, 41(4), 556–565, Mar. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/0309877X.2015.1135888>. Acesso em: 20 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador Programa Incluir - Acessibilidade na educação superior SECADI/SESU. 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13292-doc-ori-progincl&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 21 jan. 2021.

BRASIL. Secretaria Geral. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 24 jul. 2021.

BULK, Laura Yvonne, et al. “We are not anything alike”: marginalization of health professionals with disabilities. Disability & Society. London, v. 32, n.5, p. 615–634, abr. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09687599.2017.1308247>. Acesso em: 20 jan. 2021.

CADWALLADER, Jessica Robyn. Stirring up the sediment: The corporeal pedagogies of disabilities. Discourse, v. 31, n. 4, p. 513–526, set. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/01596306.2010.504366>. Acesso em: 20 jan. 2021.

CAMPBELL, Fiona Kumari. Inciting Legal Fictions: ‘Disability's Date with Ontology and the Ableist Body of the Law. Griffith Law Review, London, v. 10, n.1, p. 42-62, 2001. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10072/3714>. Acesso em: 18 nov. 2019.

CAMPBELL, Fiona Kumari. Exploring internalized ableism using critical race theory. Disability & Society, v. 23, n. 2, p. 151–162, mar. 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09687590701841190>. Acesso em: 20 jan. 2021.

CASEMENT, Sue; CARPIO DE LOS PINOS, Carmen; FORRESTER-JONES, Rachel. Experiences of university life for students with Asperger’s Syndrome: a comparative study between Spain and England. International Journal of Inclusive Education, v. 21, n. 1, p. 73–89, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/13603116.2016.1184328>. Acesso em: 22 jan. 2021.

CHIANG, Evelyn S. Disability cultural centers: How colleges can move beyond access to inclusion. Disability & Society. London, v. 35, n. 7, p. 1183–1188, Out. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09687599.2019.1679536>. Acesso em: 20 jan. 2021.

CHINYOWA, Kennedy. A Technology of the self and the other: A case study on disabled body politics among university students. International Journal of Disability, Development and Education. p. 1–10, Jul. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/1034912X.2020.1779916>. Acesso em: 20 jan. 2021.

COOPER, Harris. The integrative research review: a systematic approach. Beverly Hills: Sage, 1984, 143p.

COX, Bradley E. et al. Navigating challenges to facilitate success for college students with autism. Journal of Higher Education, v. 92. n. 2, p. 25-278, Ago. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/00221546.2020.1798203>. Acesso em: 20 jan. 2021.

DIAS, Adriana. Por uma genealogia do capacitismo: da eugenia estatal a narrativa capacitista social. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DEFICIÊNCIA SEDPCD/DIVERSITAS/ USP, 2013. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência SEDPcD/Diversitas/USP. São Paulo, p. 1-14.

EHLINGER, Emily; ROPERS, Rebecca. “It’s All About Learning as a Community”: Facilitating the Learning of Students with Disabilities in Higher Education Classrooms. Journal of College Student Development, Baltimore, v. 61, n. 3, 333–349, Mai. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1353/csd.2020.0031>. Acesso em: 20 jan. 2021.

FERNANDEZ, Stephen. Making space in higher education: disability, digital technology, and the inclusive prospect of digital collaborative making. International Journal of Inclusive Education, p. 1375-1390, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1610806>. Acesso em: 20 jan. 2021.

FREEDMAN, Justin E.; DOTGER, Benjamin H.; SONG, Yosung. Encountering ableism in the moment: how university students discuss accommodations with faculty members. Critical Education, v. 11, n. 15, p. 21-37, 2020. Disponível em: < https://ices.library.ubc.ca/index.php/criticaled/article/view/186504>. Acesso em: 20 jan. 2021.

GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahi Guedes de. (2020). Estudos da Deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: GESSER, Marivete; BÖCK, Geisa; KEMPFER, Letícia; LOPES, Paula Helena. (Org.). Estudos da Deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV., 2020, p. 17-35.

GOMES, Elihab Pereira; et. al. Processos de inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior: Uma revisão sistemática. Research, Society and Development. Itajubá, v. 10, n. 8, p. 1-9, jul. 2021. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.16977>. Acesso em: 23 ago. 2021.

HARTLEY, Michael T.; et al. Digital media education and advocacy: addressing attitudes toward disability on college campuses. The Journal of Postsecondary Education and Disability, v. 29, n. 3, p. 239–247, ago. 2016. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ1123800>. Acesso em: 20 jan. 2021.

HUTCHEON, Emily J.; WOLBRING, Gregor. Voices of “disabled” post-secondary students: Examining higher education “disability” policy using an ableism lens. Journal of Diversity in Higher Education, v. 5, n. 1, p. 39-49, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1037/a0027002>. Acesso em: 20 jan. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse estatística da Educação Superior 2018. Brasília: Inep. 2019. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_superior/sinopse_educacao_superior_2018.zip>. Acesso em: 28 ago. 2021.

INCKLE, Kay. Unreasonable adjustments: the additional unpaid labour of academics with disabilities. Disability & Society. London, v. 33, n. 8, p. 1372-1376, mai. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09687599.2018.1480263>. Acesso em: 20 jan. 2021.

JAIN, Neera R. Political disclosure: resisting ableism in medical education. Disability & Society. London, v. 35, n. 3, p. 389–412, Aug. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09687599.2019.1647149>. Acesso em: 20 jan. 2021.

LETT, Kayla; TAMAIAN, Andreea, & KLEST, Bridget. Impact of ableist microaggressions on university students with self-identified disabilities. Disability & Society. London, v. 35, n. 9, p. 1441–1456, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09687599.2019.1680344>. Acesso em: 20 jan. 2021.

LIVINGSTON, Kathy. When architecture disables: teaching undergraduates to perceive ableism in the built environment. Teaching Sociology. Washington, D.C., v. 28, n. 3, p. 182-191, jul. 2000. Disponível em: <https://doi.org/10.2307/1318988>. Acesso em: 20 jan. 2021.

KATTARI, Shanna K. Examining ableism in higher education through social dominance theory and social learning theory. Innovative Higher Education. v. 40, n. 5, p. 375–386, fev. 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s10755-015-9320-0>. Acesso em: 20 jan. 2021.

KOREN, Emily R.; EVANS-EL, S. E. Xhey. Laissez-faire ableism in the academy: Contouring the map with graduate student perspectives. Critical Education. v. 11, n. 14, p. 14-30, ago. 2020. Disponível em: < https://ices.library.ubc.ca/index.php/criticaled/article/view/186519>. Acesso em: 20 jan. 2021.

KRUSE, Allison K.; OSWAL, Sushil K.S. Barriers to higher education for students with bipolar disorder: A critical social model perspective. Social Inclusion. v. 6, n. 4, 194–206, dez. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.17645/si.v6i4.1682>. Acesso em: 20 jan. 2021.

LYNCH, Shrehan; HILL, Joanne. ‘I had to pop a wheelie and pay extra attention in order not to fall:’ embodied experiences of two wheelchair tennis athletes transgressing ableist and gendered norms in disability sport and university spaces. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health. p. 1-14, fev. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/2159676x.2020.1731575>. Acesso em: 20 jan. 2021.

MADRIAGA, Manuel. “I avoid pubs and the student union like the plague”: Students with Asperger syndrome and their negotiation of university spaces. Children’s Geographies. v. 8, n. 1, p. 39-50, jan. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/14733280903500166>. Acesso em: 20 jan. 2021.

MAZERA, Maiara Suelen; SCHNEIDER, Dulcinéia Ghizoni; PADILHA, Maria Itayra. Política de acesso, acessibilidade e inclusão educacional da pessoa com deficiência: revisão integrativa. Revista Enfermagem UERJ. Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.55486>. Acesso em: 02 nov. 2021.

MELLO, Anahi Guedes de. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciênc. saúde coletiva. Rio de Janeiro, v. 21, n. 10, p. 3265-3276, out. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.07792016>. Acesso em: 02 ago. 2017.

MERCHANT, Wendy; et. al. The insider view: tackling disabling practices in higher education institutions. Higher Education. v. 80, n. 2 p. 273–287, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s10734-019-00479-0>. Acesso em: 22 jan 2021.

Volume

MORAES, Marcia. PesquisarCOM: política ontológica e deficiência visual. In: MORAES Marcia; KASTRUP Virginia (org.). Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual. Rio de Janeiro: Nau. 2010. p. 26-51.

NACHMAN, Brett Ranon; BROWN, Kirsten R. Omission and othering: constructing autism on community college websites. Community College Journal of Research and Practice. v. 44, n. 3, p. 211-223, jan. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/10668926.2019.1565845>. Acesso em: 22 jan 2021.

ROJAS, Yennifer Paola Villa. Ammarantha Wass: trans-crooked experience of a teacher at the universidad pedagógica nacional (UPN). Nómadas. n. 52, p. 243–255, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.30578/nomadas.n52a14>. Acesso em: 22 jan 2021.

SINGER, Steven J.; BACON, Jessica K. Ableism in the academy: a series about disability oppression and resistance in higher education. Critical Education. v. 11, n. 14, p. 1-13, ago. 2020. Disponível em: < https://ices.library.ubc.ca/index.php/criticaled/article/view/186616>. Acesso em: 22 jan 2021.

TAYLOR, Sunaura. Beasts of Burden: Animal and Disability Liberation. New York: The New Press.

TAYLOR, Ashley; SHALLISH, Lauren. The logic of bio-meritocracy in the promotion of higher education equity. Disability & Society. London, 1–24, mai. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09687599.2019.1613962>. Acesso em: 23 jan 2021.

Downloads

Publicado

2023-05-23

Como Citar

Lorandi, J. M., & Gesser, M. (2023). A produção científica sobre o capacitismo no ensino superior: uma revisão integrativa de literatura . Revista Educação Especial, 36(1), e30/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X68635