Em busca do desenvolvimento e da consolidação de Culturas Inclusivas nos espaços escolares: contribuições de professores e de estudantes com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X66454

Palavras-chave:

Culturas Inclusivas, Deficiência Visual, Inclusão Escolar

Resumo

O trabalho tem por finalidade discutir a importância do desenvolvimento e da consolidação de Culturas Inclusivas nos espaços escolares como um conjunto de valores e ações, para que estudantes, com ou sem deficiência, possam ser acolhidos e tratados com equidade em seus processos de escolarização. Foram entrevistados três estudantes com deficiência visual e três professores de matemática de uma rede pública de ensino, em busca de suas percepções e experiências no que se refere ao período de adaptação à sala de aula e aos demais espaços escolares, às condições de trabalho, bem como aos aspectos que envolvem o ensino e a aprendizagem de matemática. Os resultados, discutidos à luz da análise de conteúdo, apontam para uma realidade escolar em que os alunos tiveram problemas de adaptação nos primeiros meses, dificuldades em estabelecer vínculos, e suas participações nas aulas, muitas vezes, se limitaram ao papel de ouvintes. Além disso, observaram-se atividades de ensino acontecendo fora da sala regular e a falta de oportunidades aos professores para que pudessem estar preparados para os desafios da diversidade, o que compromete o desenvolvimento de valores e culturas inclusiva, pilares de sustentação das políticas e das práticas. Tais valores, já previstos nas recomendações legais dos últimos anos, devem ser discutidos e desenvolvidos de forma intencional e coletiva, visando a minimização ou eliminação de barreiras atitudinais, comunicacionais, arquitetônicas e pedagógicas, sob o risco de retornarmos aos princípios da integração, período já superado pela educação brasileira, ao menos na teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Garcia Bernardo, Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro, RJ

Professor doutor do Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Claudia Coelho de Segadas Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

BONI, Valdete.; QUARESMA, Silvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFC, v. 2, nº 1, p. 68-80, Ceará, 2005. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index para Inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Tradução: Mônica Pereira dos Santos. 3. ed. LaPEADE, Rio de Janeiro, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de educação especial. Código matemático unificado para a língua portuguesa. Brasília, 2006.

FAUSTINO, Ana Carolina. Et al. Macroinclusão e microexclusão no contexto educacional, Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 3, p. 898-911, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271992212

FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L. O processo de inclusão de alunos cegos nas aulas de Matemática: as vozes dos atores. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Águas de Lindóia, SP, 2006.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

ONU. Declaração universal dos direitos humanos. Assembleia Geral das Nações Unidas, Paris, 1948. Disponível em: http://www.dudh.org.br/wpcontent/uploads/2014/12/dudh.pdf. Acesso em: jun. 2021.

PIMENTEL, Suzana Couto.; NASCIMENTO, Lucinéia Jesus. A Construção da Cultura Inclusiva na Escola Regular: uma ação articulada pela equipe gestora. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 39, p. 101-114, jan./abr. 2016.

ROSA, Fernanda Malinoski. C. Histórias de vida de alunos com deficiência visual e de suas mães: um estudo em Educação Matemática Inclusiva. 2017. 259 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Rio Claro/SP, 2017.

SILVA, Ana Mara Coelho; CABRAL, Clara Alice Ferreira; SALES, Elielson Ribeiro. Percepções de Alunos Cegos sobre sua Formação: contribuições no ensino e aprendizagem de matemática em classes inclusivas, Perspectivas da Educação Matemática, Mato Grosso do Sul, V. 11, n° 27, 2018.

UNESCO. Inclusive Education: the way of the Future. International Conference on Education, Genebra, 2008.

VIEIRA, C. S. Alunos cegos egressos do Instituto Benjamin Constant (IBC) no período de 1985 a 1990 e sua inserção comunitária. 2006. 364 f. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) – Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de janeiro, 2006.

Downloads

Publicado

2022-01-31 — Atualizado em 2022-04-13

Versões

Como Citar

Bernardo, F. G., & Vianna, C. C. de S. (2022). Em busca do desenvolvimento e da consolidação de Culturas Inclusivas nos espaços escolares: contribuições de professores e de estudantes com deficiência visual. Revista Educação Especial, 35, e5/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X66454 (Original work published 31º de janeiro de 2022)