Estudo preliminar: construção do inventário de habilidades sociais para alunos sem fala articulada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X42602

Palavras-chave:

Construção de instrumento, habilidades sociais, comunicação alternativa.

Resumo

O aluno com deficiência sem fala articulada pode apresentar dificuldade de expressar seus sentimentos e pensamentos de forma eficiente, prejudicando seu desenvolvimento acadêmico e social. Este estudo preliminar objetivou a construção e avaliação do Inventário de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada, construído com base no Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças, na Escala de Assertividade e nos registros das observações diretas realizadas no ambiente escolar. A etapa inicial envolveu a construção dos 20 itens do instrumento em formato de pranchas com imagens que descrevem situações vivenciadas na escola e em outros contextos interativos por pessoas com deficiência. Como segunda etapa, desenvolveu-se um primeiro estudo experimental, em que quatro alunos de uma escola especial (M = 21; dp = 2,16) que apresentavam paralisia cerebral, sem fala articulada, responderam ao inventário. Na terceira etapa, realizou-se a análise da aplicação e modificação do instrumento. E na quarta etapa, em continuidade ao estudo experimental, oito alunos (M = 13,88; dp = 6,49) com as mesmas características responderam ao inventário. Para testar a validade do instrumento foi aplicado o Teste de Postos com Sinal de Wilcoxon (Ho para p≤ 0,02) ,comparando-se as respostas dos alunos com as das suas professoras, revelando resultados estatisticamente significantes. A construção do instrumento teve o propósito de uma análise semântica dos itens e a análise em relação à aplicabilidade, à funcionalidade e à acessibilidade correspondeu aos critérios. Além disso, as informações contribuirão para o planejamento e desenvolvimento de programas de promoção das habilidades sociais junto à população com deficiência.

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Biografia do Autor

Patricia Lorena Quiterio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Professora doutora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Professoradoutorana Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Eliane Gerk, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Professora doutora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Quiterio, P. L., Nunes, L. R. d’Oliveira de P., & Gerk, E. (2020). Estudo preliminar: construção do inventário de habilidades sociais para alunos sem fala articulada. Revista Educação Especial, 33, e42/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X42602