Sentidos construídos na dinâmica dialógica entre um aluno com transtorno do espectro autista e seu professor

Autores

  • Daniel Novaes Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco https://orcid.org/0000-0003-4021-8410
  • Ana Paula de Freitas Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X34596

Palavras-chave:

Perspectiva histórico cultural, Transtorno do espectro autista, Relações de ensino.

Resumo

Orientado teórica e metodologicamente pela perspectiva histórico-cultural, objetivou-se neste estudo desvelar indícios do processo de transformação de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu professor, focalizando a dinâmica dialógica entre eles. Buscou-se investigar como, por meio de palavras, gestos e ações, aluno e professor vão dando novos sentidos às atividades pedagógicas no contexto da escola de educação especial. Os dados da pesquisa foram construídos por meio de filmagens, com posterior transcrição; a análise, de cunho microgenético, buscou indícios dos fenômenos em estudo e contribuiu para a reflexão sobre os modos de atuação dos participantes que, juntos, foram (re)significando os acontecimentos em curso. Por intermédio de um trabalho educacional orientado pela perspectiva Histórico Cultural, palavra do outro e por novos modos de atribuição de sentidos aos déficits decorrentes dos fatores biopsicossociais que envolvem a condição de TEA, constataram-se possibilidades de transformação dos estereótipos que historicamente constituem esses sujeitos.   

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Biografia do Autor

Daniel Novaes, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, atuando na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos.

Ana Paula de Freitas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, atuando na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos.

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Publicado

2019-06-05

Como Citar

Novaes, D., & Freitas, A. P. de. (2019). Sentidos construídos na dinâmica dialógica entre um aluno com transtorno do espectro autista e seu professor. Revista Educação Especial, 32, e65/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X34596