Autopercepção de pessoas com deficiência intelectual sobre deficiência, estigma e preconceito

Autores

  • Joab Grana Reis UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA) https://orcid.org/0000-0001-8560-1830
  • Suéllen Melo Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Rosana Glat Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33882

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Autopercepção, Estigma.

Resumo

Este estudo, que é um recorte da pesquisa “Falando de si: estudos sobre autopercepção e histórias de vida de pessoas com deficiência intelectual”, tem como objetivo compreender como pessoas com deficiência intelectual se sentem em relação ao estigma, preconceito e reconhecimento da deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir do levantamento de produções científicas sobre autopercepção de pessoas com deficiência intelectual. Do conjunto foram selecionados cinco textos e, a partir das falas registradas dos sujeitos destacaram-se as categorias: estigma, deficiência e preconceito. Os resultados apontam que ainda são relativamente escassos os estudos que tratam da autopercepção de pessoas com deficiência intelectual. Além disso, apresentam poucos trechos das falas dos sujeitos entrevistados. No que se refere ao estigma, os sujeitos relatam que os outros têm baixa uma expectativa em relação ao seu potencial, exemplificando a marca da incapacidade construída pelo estereótipo da deficiência. No entanto, as narrativas mostram a resistência destes sujeitos em aceitar o rótulo que lhes foi imputado. É notório a presença do discurso socialmente produzido da deficiência em suas falas, todavia, desenvolvem diferentes estratégias para lidar com o estereótipo. Os relatos sobre suas relações sociais, em sua maioria, evidenciam preconceito, segregação e tratamento hostil, mas também há exemplos de acolhimento e respeito. As falas analisadas representam um indício de que gradativamente essas pessoas estão se colocando como protagonistas de suas vidas, e apontam para a demanda de pesquisas que privilegiem a escuta que legitime as vozes das pessoas com deficiência intelectual.

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Biografia do Autor

Joab Grana Reis, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)

Professora assistente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd-UERJ).

Suéllen Melo Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduanda em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsista de Iniciação Científica (CNPq).

Rosana Glat, Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ).

Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (PROPEd-UERJ), pesquisadora CNPq e FAPERJ.

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

Reis, J. G., Araújo, S. M., & Glat, R. (2019). Autopercepção de pessoas com deficiência intelectual sobre deficiência, estigma e preconceito. Revista Educação Especial, 32, e103/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X33882

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua