<b>Reflexões sobre precoces, prodígios, gênios e as altas habilidades, com base na neurociência cognitiva</b>

Autores

  • Miguel Cláudio Moriel Chacon Faculdade de Educação e Ciências - UNESP - Marília
  • Carlos Eduardo Paulino Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - campus UNESP Marília/SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2686

Palavras-chave:

Gifted, Memory, Cognitive neuroscience, Neurotransmitters.

Resumo

Em Educação Especial, altas habilidades designam pessoas que demonstram capacidades, potenciais ou desempenho, em atividades humanas, bem acima da média. Objetivamos, utilizando-se da neurociência, entender os precoces, prodígios, gênios e altas habilidades como resultantes de um processo único das formações da memória. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que as obras foram identificadas, localizadas, compiladas, fichadas e analisadas. O material foi localizado a partir de palavras-chave em bases de dados. Para a compilação, foram utilizados, como critério de inclusão, a intersecção dos unitermos adotados, bem como os trabalhos de pesquisadores da educação, psicologia e neurociência, publicados entre 1966 e 2009. Analisamos qualitativamente 40 referências, sendo 18 artigos e 22 outros textos. A trajetória de análise foi desenvolvida tendo a questão norteadora: há necessidade de se explicar diferentemente os precoces, prodígios, gênios e as AH? Chegamos a três proposições lógicas. Procuramos demonstrar, por meio desse exercício lógico, que não haveria necessidade de se explicar diferentemente os precoces, prodígios, gênios e as AH, mas concluímos que há necessidade de tais diferenciações, mesmo dentro da área da neurociência, no entanto, a demonstração acima aponta para a teoria de Renzulli como válida para gênios e AH, com ressalvas para precoces e prodígios, que merecem um olhar mais aprofundado.


Palavras-chave: Altas habilidades. Memória. Neurociência cognitiva. Neurotransmissores.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Paulino, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - campus UNESP Marília/SP

Licenciatura Plena em Geografia e História - FEF, Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica - INDEP, Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial - INDEP, Mestrando em Educação - UNESP Marília/SP

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Publicado

2011-10-27

Como Citar

Chacon, M. C. M., & Paulino, C. E. (2011). <b>Reflexões sobre precoces, prodígios, gênios e as altas habilidades, com base na neurociência cognitiva</b>. Revista Educação Especial, 24(40), 181–193. https://doi.org/10.5902/1984686X2686

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua