Corpus do conhecimento em Educação Especial: discursos e acontecimentos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X18429Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão Escolar, Corpus de Conhecimentos.Resumo
Este artigo trata de reflexões sobre a disciplina Educação, na temática Educação Especial – Inclusão Escolar, tendo como subsídios teóricos e metodológicos parte dos escritos nos referenciais de Michel Foucault, dando conotação, ao itinerário em torno de subsídios sobre as relações entre saber e poder em suas complexidades e diferentes dimensões. As abrangências de cada disciplina vinculam-se de acordo com a forma e as dimensões de interesses de um ou mais grupos de pesquisadores, buscando entrelaçamentos de linguagens; as expressões utilizadas que constituem glossários prototípicos e ferramentas de proposições, refletindo compreensões das teorias e dos pressupostos filosóficos, salvaguardados por metalinguagens, entre seus temas, temática/conteúdos, objetos e sujeitos, representando outras relações de saberes. Por intermédio de consulta eletrônica, no Banco de Teses, alojado no portal da Coordenadoria Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES), possibilitou um delineando do corpus, compreendido como uma coletânea de textos naturais (naturally occurring), autênticos e disponíveis, permitindo aproximações de um estado ou identificação de uma variedade de linguagens. Posteriormente, foram utilizados relatórios de dissertações e teses, da mesma temática, disponibilizados, também eletronicamente por oito programas de pós-graduação em Educação. A definição dessas escolhas de cunho metodológico permite traçar algumas pistas sobre o andamento das condições a que o tema/conteúdo Educação Especial vem sendo submetida às concepções de inclusão escolar, marcadas pelas lutas, pelos confrontos, pelos comportamentos, decisões e estratégias, assumindo características de peculiaridades sobre as observações relacionadas à produção de discursos técnicos e dos seus resultados, nas relações inerentes ao paradoxo, demarcando especificidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).