Corpus do conhecimento em Educação Especial: discursos e acontecimentos

Autores

  • Antônio Carlos do Nascimento Osório Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18429

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão Escolar, Corpus de Conhecimentos.

Resumo

Este artigo trata de reflexões sobre a disciplina Educação, na temática Educação Especial – Inclusão Escolar, tendo como subsídios teóricos e metodológicos parte dos escritos nos referenciais de Michel Foucault, dando conotação, ao itinerário em torno de subsídios sobre as relações entre saber e poder em suas complexidades e diferentes dimensões. As abrangências de cada disciplina vinculam-se de acordo com a forma e as dimensões de interesses de um ou mais grupos de pesquisadores, buscando entrelaçamentos de linguagens; as expressões utilizadas que constituem glossários prototípicos e ferramentas de proposições, refletindo compreensões das teorias e dos pressupostos filosóficos, salvaguardados por metalinguagens, entre seus temas, temática/conteúdos, objetos e sujeitos, representando outras relações de saberes. Por intermédio de consulta eletrônica, no Banco de Teses, alojado no portal da Coordenadoria Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES), possibilitou um delineando do corpus, compreendido como uma coletânea de textos naturais (naturally occurring), autênticos e disponíveis, permitindo aproximações de um estado ou identificação de uma variedade de linguagens. Posteriormente, foram utilizados relatórios de dissertações e teses, da mesma temática, disponibilizados, também eletronicamente por oito programas de pós-graduação em Educação. A definição dessas escolhas de cunho metodológico permite traçar algumas pistas sobre o andamento das condições a que o tema/conteúdo Educação Especial vem sendo submetida às concepções de inclusão escolar, marcadas pelas lutas, pelos confrontos, pelos comportamentos, decisões e estratégias, assumindo características de peculiaridades sobre as observações relacionadas à produção de discursos técnicos e dos seus resultados, nas relações inerentes ao paradoxo, demarcando especificidades.

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Publicado

2015-09-28

Como Citar

Osório, A. C. do N. (2015). Corpus do conhecimento em Educação Especial: discursos e acontecimentos. Revista Educação Especial, 28(53), 779–790. https://doi.org/10.5902/1984686X18429

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua