Desvendando Abordagens Educacionais no Ensino Superior: análise sob a Ótica do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X88602Parole chiave:
Educação Superior, Educação Inclusiva, Abordagem curricular, Graduação, AcessibilidadeAbstract
Este artigo apresenta uma análise de abordagens educacionais empregadas no contexto do Ensino Superior, sob a ótica do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). O método adotado consiste em um estudo comparado, envolvendo a participação de seis docentes da região Norte e vinte da região Centro-Oeste, todos atuantes em cursos de graduação em Pedagogia e Medicina, respectivamente. Para coleta de dados, foram examinados os Projetos Pedagógicos desses cursos e Planos de Ensino dos professores, bem como, questionários junto aos docentes efetivos interpretados por meio de análise de conteúdo. Os resultados obtidos e as discussões travadas revelam que, embora os docentes não tenham conhecimento explícito sobre o DUA, eles demonstraram desenvolver planejamentos flexíveis, priorizando, de maneira empírica, a diversificação de recursos didáticos e métodos avaliativos variados. Ademais, observa-se uma crescente preocupação entre os professores em adaptar suas aulas para contemplar a diversidade de estudantes, em utilizar ferramentas digitais para a divulgação e compartilhamento de materiais de apoio, tornando-os acessíveis aos alunos.
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