Desvendando Abordagens Educacionais no Ensino Superior: análise sob a Ótica do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88602

Parole chiave:

Educação Superior, Educação Inclusiva, Abordagem curricular, Graduação, Acessibilidade

Abstract

Este artigo apresenta uma análise de abordagens educacionais empregadas no contexto do Ensino Superior, sob a ótica do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). O método adotado consiste em um estudo comparado, envolvendo a participação de seis docentes da região Norte e vinte da região Centro-Oeste, todos atuantes em cursos de graduação em Pedagogia e Medicina, respectivamente. Para coleta de dados, foram examinados os Projetos Pedagógicos desses cursos e Planos de Ensino dos professores, bem como, questionários junto aos docentes efetivos interpretados por meio de análise de conteúdo. Os resultados obtidos e as discussões travadas revelam que, embora os docentes não tenham conhecimento explícito sobre o DUA, eles demonstraram desenvolver planejamentos flexíveis, priorizando, de maneira empírica, a diversificação de recursos didáticos e métodos avaliativos variados. Ademais, observa-se uma crescente preocupação entre os professores em adaptar suas aulas para contemplar a diversidade de estudantes, em utilizar ferramentas digitais para a divulgação e compartilhamento de materiais de apoio, tornando-os acessíveis aos alunos.

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Biografie autore

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP) em 2011. Especialista em Educação Especial Inclusiva (2012-2013) e em Políticas Públicas para a Educação(2013-2014), ambas pela UENP/CCP. Experiência profissional como Educadora Infantil na Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio. Atualmente é docente no regime CRES na UENP - Campus de Cornélio Procópio e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Londrina. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC) na linha de formação de professores. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, inclusão, organização da atividade de ensino.

Samantha Ferreira da Costa Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente do curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). Membra do Grupo de Pesquisa NEGEAST.

Eladio Sebastián-Heredero, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Doutor Colaborador Aposentado da UAH-Espanha, Professor Colaborador Sênior Estrangeiro da UFMS, Professor colaborador dos programas de Pós-graduação em Educação da UNAB-Bucaramanga-CO. Doutor em Educação pela UAH-Espanha. Pós-doutor em Educação pela UNESP. Cátedra Distinguida em Educação 2016 CETYS-México. Atuou como Assessor da área de atenção à diversidade e Diretor do Centro de Formação de Professores e de Recursos do MEC. Professor do ensino fundamental, médio e superior, consultor externo do Instituto Ayrton Senna. Líder do grupo UFMS/PPGEDU. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional e Currículo, Escola Inclusiva: estratégias e práticas educativas com foco no DUA.

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Pubblicato

2024-12-05

Come citare

Prais, J. L. de S., Moreira, S. F. da C., & Sebastián-Heredero, E. (2024). Desvendando Abordagens Educacionais no Ensino Superior: análise sob a Ótica do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Educação Especial, 37(1), e41/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X88602

Fascicolo

Sezione

Contextos de transversalidade da Educação Especial no ensino superior com foco na inclusão escolar

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