Recursos de tecnologia assistiva para a Educação em Ciências em salas de recursos multifuncionais

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X85089

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Educação em Ciências, Recursos de Tecnologia Assistiva, Sala de Recursos Multifuncionais

Abstract

O presente trabalho decorre de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo analisar o uso de Recursos de Tecnologia Assistiva para a Educação em Ciências em uma perspectiva da Educação Inclusiva. O referencial teórico foi construído fundamentado em autores que defendem a inclusão escolar total e irrestrita, tendo as Salas de Recursos Multifuncionais como política de viabilização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas com professores do Atendimento Educacional Especializado. Os resultados indicam que professores utilizam mais Tecnologias Assistivas de baixa complexidade e baixo custo, mais voltadas ao ensino de matemática e menos para as ciências da natureza; reportaram falta de capacitação para o seu uso; atribuem à sobrecarga de trabalho o uso de Tecnologias Assistivas em segundo plano; e, indicam a necessidade de formação adequada e continuidade no trabalho desenvolvido.

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Biografie autore

Lidia Morais dos Santos, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL. Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI. Participou do projeto PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES), na UNIFAL, no período de 2011 a 2014.Possui experiência na educação básica. Atuou como professora de biologia na Escola Estadual Major João Pereira em Itajubá, no ano de 2014,na Escola Estadual Professor Rafael Magalhães no ano de 2015 e na Escola Estadual Professor Antônio Rodrigues de Oliveira de 2016 até os dias atuais.

Mikael Frank Rezende Junior, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação (1998) em Física, mestrado (2001) em Educação e doutorado (2006) em Educação Cientifica e Tecnológica, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor Titular da Universidade Federal de Itajubá e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Tem experiência na área de Ensino de Física com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Tem pesquisado sobre Experimentação Remota no Ensino de Física

Denise Pereira Alcântara Ferraz, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1988), graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1989), mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano (2000), mestrado em Psicologia da Saúde - Universiddae Metodista de São Paulo (2005) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiencia, psicomotricidade, inclusão, psicologia e hábitos de estudo.

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Pubblicato

2024-12-20

Come citare

Santos, L. M. dos, Rezende Junior, M. F., & Ferraz, D. P. A. (2024). Recursos de tecnologia assistiva para a Educação em Ciências em salas de recursos multifuncionais. Revista Educação Especial, 37(1), e55/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X85089