Superdotação e transtorno de Asperger: características, educação e estudos empíricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68618

Palavras-chave:

Dupla excepcionalidade, Superdotação, Transtorno de Asperger

Resumo

Os superdotados podem apresentar dificuldades comportamentais, emocionais ou de aprendizagem. Na literatura, a sobreposição dessas características tem sido denominada dupla excepcionalidade. A identificação do indivíduo superdotado com transtorno de Asperger constitui um desafio para profissionais, professores e pais devido às semelhanças existentes entre ambas as condições. O objetivo deste artigo é apresentar características dessa dupla excepcionalidade e suas implicações para o atendimento de estudantes em uma perspectiva educacional inclusiva, bem como discutir resultados de estudos empíricos sobre essa condição a partir de uma revisão narrativa da literatura. Analisaram-se os estudos que apresentavam como objeto de investigação o indivíduo superdotado com transtorno de Asperger. Foi constatada a existência de um reduzido número de pesquisas empíricas que tratam exclusivamente dessa dupla excepcionalidade. Conclui-se que a identificação precoce, a formação adequada dos professores, a participação da família e a exposição a um ambiente adequado de aprendizagem são fatores essenciais para promover a inclusão educacional e o sucesso acadêmico dos alunos superdotados com transtorno de Asperger.

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Biografia do Autor

Waleska Karinne Soares Coutinho-Souto, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Doutoranda na Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Denise de Souza Fleith, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Professora pós-doutora da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Coutinho-Souto, W. K. S., & Fleith, D. de S. (2022). Superdotação e transtorno de Asperger: características, educação e estudos empíricos. Revista Educação Especial, 35, e18/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X68618