Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação

Autores

  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Resumo

A produção científica em criatividade passou a focalizar o processo criativo, o desenvolvimento do pensamento criativo e variáveis do contexto social que pudessem interferir no mesmo, ao invés de somente descrever e predizer o comportamento criativo, os estudiosos estavam interessados em compreender como se manifesta o ato criativo; devendo ser este compreendido não como um fenômeno individual, mas como um processo sistêmico, considerando também a influência não apenas do ambiente familiar e escolar, mas do social e cultural e do momento histórico. Este artigo pretende demonstrar que os estudos acerca da criatividade no contexto educacional têm focalizado o aprimoramento de habilidades cognitivas e afetivas, a adoção de uma currículo escolar que desperte o interesse e o prazer do aluno pelo ato de aprender, a implementação de práticas educacionais que levem em consideração características dos alunos e ao acesso à informação atualizada, contextualizada e significativa, constituem elementos de um ambiente escolar favorável à realização escolar e produção criativa por parte dos alunos.

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Publicado

2012-04-12

Como Citar

Fleith, D. de S. (2012). Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação. Revista Educação Especial, 55–61. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua