O uso de aplicativos de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X46925

Palavras-chave:

Aplicativos, níveis de leitura e escrita, deficiência intelectual.

Resumo

O estudo objetiva analisar o potencial dos aplicativos educacionais no ensino da leitura e escrita a estudantes com deficiência intelectual. Para tal, apresenta abordagem qualitativa e procedimentos de pesquisa participante. Os sujeitos são 12 estudantes com deficiência intelectual. O instrumento foi o diário de campo, por meio de uma matriz de referência, que caracteriza quatro níveis de leitura e escrita e requisitos pedagógicos e técnicos que os aplicativos devem conter em cada nível. Foram analisados doze aplicativos e os dados tratados por uma análise reflexiva. Os resultados evidenciam que os aplicativos não são desenvolvidos considerando o nível de leitura e escrita; nem todo aplicativo é adequado para o ensino e aprendizagem, mesmo possuindo requisitos importantes e, por fim, conclui-se a necessidade de desenvolver diretrizes para a utilização de aplicativos que contemplem os quatro níveis de leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professora doutora na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Karolina Waechter Simon, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestra pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

Pavão, A. C. O., & Simon, K. W. (2020). O uso de aplicativos de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, 33, e54/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X46925

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua