O uso de aplicativos de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X46925Parole chiave:
Aplicativos, níveis de leitura e escrita, deficiência intelectual.Abstract
O estudo objetiva analisar o potencial dos aplicativos educacionais no ensino da leitura e escrita a estudantes com deficiência intelectual. Para tal, apresenta abordagem qualitativa e procedimentos de pesquisa participante. Os sujeitos são 12 estudantes com deficiência intelectual. O instrumento foi o diário de campo, por meio de uma matriz de referência, que caracteriza quatro níveis de leitura e escrita e requisitos pedagógicos e técnicos que os aplicativos devem conter em cada nível. Foram analisados doze aplicativos e os dados tratados por uma análise reflexiva. Os resultados evidenciam que os aplicativos não são desenvolvidos considerando o nível de leitura e escrita; nem todo aplicativo é adequado para o ensino e aprendizagem, mesmo possuindo requisitos importantes e, por fim, conclui-se a necessidade de desenvolver diretrizes para a utilização de aplicativos que contemplem os quatro níveis de leitura e escrita.
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