<b>Revisão de publicações periódicas brasileiras sobre superdotação</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X3615Parole chiave:
High abilities, Gifted, Talented.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/3615
A definição de superdotação está relacionada à existência de habilidade acima da média em vários e diferentes domínios, visto que o fenômeno envolve o estudo de processos como inteligência, motivação, criatividade e liderança. Devido à carência de pesquisas sobre o tema, o presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão das publicações periódicas brasileiras sobre superdotação em duas bases de dados, Scielo e Pepsic. Os resultados apontaram a existência de 19 artigos, teóricos e empíricos, publicados entre os anos de 2002 e 2009, os quais abordam distintas dimensões do tema, tais como: definições conceituais, modelos e formas de identificação, modelos de atendimento e programas de enriquecimento, leis brasileiras que norteiam a atuação de diferentes profissionais junto a esse público específico, pesquisas com professores, famílias e o ambiente escolar, estudos sobre a dimensão sócio-emocional e por fim, as desordens comportamentais e emocionais vinculadas à superdotação. A análise dos artigos permitiu concluir o interesse recente pela temática, justificando algumas dificuldades que ainda são notadas, tais como divergências na definição do conceito e a falta de instrumentos específicos validados e normatizados.
Palavras-chave: Altas habilidades; Superdotação; Talento.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).