<b>Revisão de publicações periódicas brasileiras sobre superdotação</b>

Autores/as

  • Tatiana de Cássia Nakano PUC-Campinas
  • Luciana Gurgel Guida Siqueira PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3615

Palabras clave:

High abilities, Gifted, Talented.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/3615

A definição de superdotação está relacionada à existência de habilidade acima da média em vários e diferentes domínios, visto que o fenômeno envolve o estudo de processos como inteligência, motivação, criatividade e liderança. Devido à carência de pesquisas sobre o tema, o presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão das publicações periódicas brasileiras sobre superdotação em duas bases de dados, Scielo e Pepsic. Os resultados apontaram a existência de 19 artigos, teóricos e empíricos, publicados entre os anos de 2002 e 2009, os quais abordam distintas dimensões do tema, tais como: definições conceituais, modelos e formas de identificação, modelos de atendimento e programas de enriquecimento, leis brasileiras que norteiam a atuação de diferentes profissionais junto a esse público específico, pesquisas com professores, famílias e o ambiente escolar, estudos sobre a dimensão sócio-emocional e por fim, as desordens comportamentais e emocionais vinculadas à superdotação. A análise dos artigos permitiu concluir o interesse recente pela temática, justificando algumas dificuldades que ainda são notadas, tais como divergências na definição do conceito e a falta de instrumentos específicos validados e normatizados.

Palavras-chave: Altas habilidades; Superdotação; Talento.

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Biografía del autor/a

Tatiana de Cássia Nakano, PUC-Campinas

Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Luciana Gurgel Guida Siqueira, PUC-Campinas

Docente do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Publicado

2012-08-28

Cómo citar

Nakano, T. de C., & Siqueira, L. G. G. (2012). <b>Revisão de publicações periódicas brasileiras sobre superdotação</b>. Revista De Educación Especial, 25(43), 249–266. https://doi.org/10.5902/1984686X3615

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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