Invisibilidades na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): os alunos com deficiência e o trabalho docente

Autores

  • Kamila Lockmann Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
  • Roseli Belmonte Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33090

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, Inclusão escolar, Invisibilidades

Resumo

Vivemos, na atualidade, um movimento de proliferação das avaliações em larga escala. Tal movimento convive, paradoxalmente, com a constituição da inclusão como imperativo contemporâneo. Discursos sobre o respeito à diferença chocam-se com as medições globais que prometem aferir a qualidade da Educação. Diante disso, questiona-se: o que os números são capazes de medir? O que escapa às avaliações em larga escala? Para responder tal questionamento a presente pesquisa analisou documentos oficiais que legislam sobre a Avaliação Nacional da Alfabetização e sobre os indicadores sociais; também realizou entrevistas com professores e diretores de escolas públicas localizadas em sete municípios do Rio Grande do Sul. A partir da coleta de dados argumenta-se, na esteira dos Estudos Foucaultianos, que as avaliações em larga escala produzem uma espécie de semelhança imaginada, uma vez que, ao considerar algumas variáveis, deixando outras tantas de fora, estabelece invisibilidades, tanto dos alunos com deficiência, quanto do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS).

Professora Adjunta na a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Lockmann, K., & Machado, R. B. (2018). Invisibilidades na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): os alunos com deficiência e o trabalho docente. Revista Educação Especial, 31(63), 879–892. https://doi.org/10.5902/1984686X33090

Edição

Seção

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial