Adoção de crianças público-alvo da Educação Especial: adaptação familiar e o contexto escolar

Autores

  • Carolina Terribile Teixeira Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisane Maria Rampelotto Professora do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17191

Palavras-chave:

Educação, Educação Especial, Alteridade deficiente

Resumo

Este estudo tem como tema central a adoção de crianças que são público-alvo da Educação Especial, e apresenta como problema de pesquisa o que leva pessoas a optar por essa modalidade de adoção e como acontece a adaptação familiar e escolar. Para isso traz como objetivo geral compreender as relações sociais e humanas envolvidas no processo de adoção de crianças público-alvo da Educação Especial. E como objetivos específicos identificar o que leva pessoas a optarem por essa modalidade de adoção; descrever o processo de adaptação familiar; relacionar o processo de adoção dessas crianças com a prática da Educação Especial. A metodologia utilizada é a qualitativa, recorrendo à pesquisa bibliográfica e também à realização de entrevistas com pessoas que fizeram esse tipo de adoção. Como fundamentação teórica foram utilizadas leis e estatutos como, por exemplo, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como a Lei Nacional de Adoção. Além desses referenciais de cunho jurídico, também foram utilizados autores que há algum tempo se dedicam a estudar sobre a adoção, como Weber, Fonseca, entre outros. Os resultados demonstram a necessidade de ser uma decisão consciente e segura, pois a adoção é, sem duvida, um ato de amor, abnegação e de muita responsabilidade. Ressalta a necessidade de buscar orientações prévias e profissionais qualificados para atender às necessidades das crianças adotadas.

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Biografia do Autor

Carolina Terribile Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria

Educadora Especial, Especialista em Gestão Educacional e em Psicopedagogia Clínica e  Instituional, Mestranda em Educação LP3 - Educação Especial.

Elisane Maria Rampelotto, Professora do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), Habilitação na Área da Surdez pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação/Departamento de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição e Aprendizagem da Língua de Sinais, Educação Especial, Alteridade Surda, Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior, Educação a Distância e Atendimento Educacional Especializado.

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Publicado

2017-04-11

Como Citar

Teixeira, C. T., & Rampelotto, E. M. (2017). Adoção de crianças público-alvo da Educação Especial: adaptação familiar e o contexto escolar. Revista Educação Especial, 30(57), 163–174. https://doi.org/10.5902/1984686X17191

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua