La influencia del transtorno del espectro autista (TEA) en las relaciones entre hermanos: Una revisión integrativa de la literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X92396

Palabras clave:

Trastorno del espectro autista, Hermanos, Relación

Resumen

La familia, especialmente los padres y hermanos, constituye el núcleo donde se forman las primeras relaciones interpersonales, proporcionando apoyo y seguridad. Cuando un hermano es diagnosticado con un Trastorno del Espectro Autista (TEA), se producen cambios significativos en la dinámica familiar para ajustarse a las necesidades específicas del niño con TEA. Estos cambios, que afectan a las rutinas y al tiempo de calidad en familia, pueden influir en el comportamiento, las competencias socioemocionales y las relaciones entre hermanos. Se propone analizar, a través de una revisión integradora de la literatura, la influencia del TEA en las relaciones entre hermanos. De este modo, se identificaron 18 estudios publicados entre 2015 y 2024, cuyas metodologías se centran en investigaciones cualitativas, cuantitativas y mixtas. Las bases de datos utilizadas fueron: Web of Science, Scopus y Scielo. La búsqueda se realizó utilizando palabras clave en portugués europeo y brasileño, así como en inglés, a saber: en portugués: TEA O autismo Y hermanos Y relaciones; hermanos Y TEA; en inglés: ASD OR autism spectrum disorder AND siblings; siblings AND ASD. El estudio concluye que, aunque las relaciones entre hermanos con y sin TEA son desafiantes, también promueven el desarrollo de habilidades sociales y emocionales. Se destaca la importancia del apoyo familiar y comunitario para minimizar los impactos negativos y fortalecer los vínculos familiares.

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Biografía del autor/a

Alícia Rodriguez, Município de Vila Nova de Famalicão

Alícia Rodriguez é Educadora Social e Mestre em Educação Especial, com especialização em Intervenção Precoce na Infância, pela Universidade do Minho. Os seus principais interesses de investigação e intervenção centram-se no trabalho com crianças, jovens e respetivas famílias, com foco na promoção de competências socioemocionais, na integração e inclusão social, bem como no empoderamento das famílias para um papel ativo na sociedade.

Ana Paula da Silva Pereira, Centro de Investigação em Estudos da Criança

Professora Associada no Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, Coordenadora do Mestrado em Educação Especial, na área de especialização em Intervenção Precoce, Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Especial, Investigadora integrada no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e Membro da Comissão de Acompanhamento da Subcomissão Regional do Norte do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.

Coordena o Projeto Luso-Brasileiro: Intervenção Precoce na Perturbação do Espectro do Autismo, é membro da equipa do projeto nacional: Robótica e Perturbação do Espectro do Autismo, e integrou projetos internacionais como: Formação Profissional para Fisioterapeutas sobre Abordagens Centradas na Família e Baseadas no Brincar na Intervenção Precoce na Infância, e o Projeto KIDS STRENGTHS – Crianças no Contexto das Perturbações Mentais: Formação de Competências para Capacitar Professores, Profissionais de Saúde e Assistentes Sociais.

Os principais interesses científicos centram-se nas áreas da intervenção precoce na infância, perturbação do espectro do autismo, avaliação autêntica e necessidades educativas especiais. Supervisiona estudantes de mestrado e doutoramento e é autora ou coautora de cerca de 100 publicações, das quais 46 se encontram indexadas nas bases de dados internacionais Web of Science, Scopus e Qualis.

Elsa Marta Soares, Harley Street Medical Center

Terapeuta da Fala Sénior no Harley Street Medical Center Abu Dhabi. Elsa Marta Soares concluiu o Doutoramento em Estudos da Criança – Ramo de Educação Especial em 2013 na Universidade do Minho. Pós-graduação em Educação Especial – Intervenção Precoce em 2009, na Universidade do Minho. Licenciatura em Terapia da Fala (2007) pela Escola Superior de Saúde – Politécnico do Porto.

Experiência anterior: (outubro de 2021 – setembro de 2022) Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto; (2013 – setembro de 2021) Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde – Politécnico de Leiria; Investigadora no Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde – Politécnico de Leiria. Coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias da Saúde da Escola Superior de Saúde – Politécnico de Leiria.

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Publicado

2025-07-21

Cómo citar

Rodriguez, A., Pereira, A. P. da S., & Soares, E. M. (2025). La influencia del transtorno del espectro autista (TEA) en las relaciones entre hermanos: Una revisión integrativa de la literatura . Revista De Educación Especial, 38(1), e50/1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X92396

Número

Sección

Revisão de literatura/Estudo teórico