Abordagem psicoeducacional de crianças com TEA: uma perspectiva cultural-histórica da Subjetividade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84818

Palabras clave:

TEA, Subjetividade, Desenvolvimento infantil

Resumen

Este trabalho discute, sob a perspectiva da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade de González Rey, algumas considerações em relação à abordagem psicoeducacional com crianças diagnosticadas com TEA. Para alcançar esse objetivo, debate-se criticamente o modo como o diagnóstico é concebido na aproximação da subjetividade, destacando as possibilidades de desenvolvimento subjetivo em crianças com TEA, para além da patologização e exclusão. Em seguida, são apresentados os princípios da Epistemologia Qualitativa, a saber: dialogicidade, singularidade e o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento científico. A metodologia utilizada nesse tipo de abordagem é construtivo-interpretativa, caracterizada por uma concepção dinâmica e dialógica do campo e dos instrumentos desenvolvidos com os participantes. Além disso, mostra-se o valor metodológico de conceitos como conjectura, indicador, hipótese e modelo teórico, que fazem parte da lógica configuracional da produção de conhecimento científico/profissional que favorece o desenvolvimento subjetivo das crianças. Como resultado final, mostra-se o valor heurístico da subjetividade como perspectiva teórico-metodológica que dá origem à emoção, à qualidade dos vínculos entre professores, alunos e comunidade escolar e à promoção da criança com TEA como agente e sujeito de sua experiência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jose Fernando Patino Torres, Universidade de Brasília

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Professor do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade - PPGCOM da Universidade Federal do Tocantins. Professor do curso de Especialização em Terapia Familiar e de Casais, Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO. Professor do programa de Pós-graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) da Universidade de San Buenaventura Cali - Colômbia (2010-2016). Membro do grupo de estudos e pesquisa Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia, fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.

Citas

American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. tradução: NASCIMENTO, Maria Inês Corrêa. Porto Alegre: Artmed, 5. ed. 2014.

COELHO, Cristina Massot Madeira. Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão escolar. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2015.

CHAVES, Marlene Pereira; ROSSATO, Maristela. A dimensão subjetiva da aprendizagem em estudantes com deficiência intelectual no contexto inclusivo. Revista Educação Especial. São Paulo, v. 32, p. e75/ 1–25, 2019. DOI: 10.5902/1984686X36893. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/36893. Acesso em: 16 ago. 2023.

DAZINGER, Kurt. The Social Origins of Modern Psychology. En: BUSS Allan. Psychology in Social Context, New York: Irvington Publishers, 1979. p. 25-44.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. Epistemología cualitativa y subjetividad. São Paulo: Educ, 1997.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. Sujeto y subjetividad. Una aproximación histórico-cultural. México: Thomson, 2002.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. O social na psicologia e a psicologia social: a emergência do sujeito. Tradução de Vera Lúcia Mello Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. Investigación cualitativa y subjetividad. Los procesos de construcción del conocimiento. México: Mc Graw-Hill, 2007.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. Subjetividad social, sujeto y representaciones sociales. Diversitas. Bogotá, v. 4, p. 17-35, 2008.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. Epistemología y ontología: un debate necesario para la psicología hoy. Diversitas: Perspectiva Psicológica.Vol. 5, No. 3, 205-224, 2009.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. El sujeto y la subjetividad en la psicología social. Un enfoque histórico-cultural. Buenos Aires: Noveduc, 2011b.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. Subjetividade e saúde: Superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011a.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis.O pensamento de Vigotsky. Contradições, desdobramentos e desenvolvimento. São Paulo: Hucitec, 2013.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. O que oculta o silêncio epistemológico da Psicologia? Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais.São João del-Rei, vol. 8, n. 1, 2013.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. Ideias e modelos teóricos na pesquisa construtivo-interpretativa. In: MITJÁNS, Albertina; NEUBERN, Mauricio; MORI, Valeria Deusdará (org). Subjetividade contemporânea. Discussõesepistemológicas e metodológicas. Campinas: Alínea, p. 13-34, 2014a.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. A new path for the discussion of Social Representations: advancing the topic of subjectivity from a cultural-historical standpoint. Theory&Psychologv.vol. 25, n. 4, p. 494-512, 2015. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1177/0959354315587783. Acessoem: 10 ago. 2023.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. Advancing the topics of social reality, culture, and subjectivity from a cultural–historical standpoint: Moments, paths, and contradictions. Journal of Theoretical and Philosophical Psychology. v. 36, n. 3, p. 175-189, 2016.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. Methodological and Epistemological Demands in advancing the study of subjectivity. Culture &Psychology. v. 26, n. 3, p. 562-577, 2019.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis. La subjetividad en psicología: su importancia para una psicología crítica. In: OSORIO, Jorge Mario Flores; BRAVO, Omar Alejandro (Orgs). Caminando por las veredas de la psicología. Cali: Universidad ICESI, 2022, p. 29-46.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis; MITJÁNS-MARTÍNEZ, Albertina. Subjetividade: epistemologia, teoria e método. Campinas: Alínea, 2017a.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis; MITJÁNS-MARTÍNEZ, Albertina. El desarrollo de la subjetividad: una alternativa frente a las teorías del desarrollo psíquico. Papeles de Trabajo sobre Cultura, Educación y Desarrollo Humano. v. 13, p. 3-20, 2017b.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis; MITJÁNS-MARTÍNEZ, Albertina. Epistemological and Methodological Issues Related to the New Challenges of a Cultural Historical-Based Psychology. In: FLEER, Marilyn; GONZÁLEZ-REY, Fernando; VERESOV, Nikolái (Org.). Perezhivanie, emotions and subjectivity: Advancing Vygotsky’s legacy. Singapore: Springer Singapore, v. 1, p. 195-216, 2017c.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis; MITJÁNS-MARTÍNEZ, Albertina. Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2017d.

GONZÁLEZ-REY, Fernando Luis; PATINO-TORRES, José Fernando. La Epistemología Cualitativa y el estudio de la subjetividad en una perspectiva cultural-histórica. Conversación con Fernando González Rey. Revista de Estudios Sociales. Bogotá, n. 60, p.120-127, 2017.

JAPIASSU, Hilton. Nascimento e norte das ciências humanas. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora S.A., 1978.

JAPIASSU, Hilton. A face oculta da ciência moderna. Rio de Janeiro: Imago, 2013.

KOCH, Sigmund. The nature and limits of phychological knowledge. American Psychologist. v. 36, n. 3, p. 257-269, 1981.

OLIVEIRA, Z. P.; PATINO-TORRES, José Fernando. Os jogos simbólicos e dramáticos no processo de aprendizagem da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo. In: George França, Gentil Veloso e George Brito (Orgs). AUTISMO: tecnologias para inclusão. Palmas: Académica, 2022.

PATINO-TORRES, José Fernando. Juego Dramatizado: Una Forma de Ir Siendo en un Ir Jugando, Revista Psicociencia. Vol. 1. No. 1, pp. 42-49, 2005.

PATINO-TORRES, José Fernando; GOULART, Daniel Magalhães. Qualitative Epistemology and constructive interpretative methodology: a proposal for the study of subjectivity (La Epistemología Cualitativa y la metodología constructivo-interpretativa: una propuesta para el estudio de la subjetividad). Estudios de Psicología. v. 41, p. 53-73, 2020.

PATINO-TORRES, José Fernando. O diálogo a três vozes na obra de González Rey: ontologia, epistemologia e método. In: MITJÁNS-MARTÍNEZ, Albertina; TACCA, Maria Carmen; PUENTES, Roberto Valdés (Org.). Teoria da subjetividade como perspectiva crítica: desenvolvimento, implicações e desafios atuais. Campinas: Alínea, 1ed, v. 1, p. 173-193, 2022.

ROSSATO, Maristela; MITJÁNS-MARTÍNEZ, Albertina. Desenvolvimento da subjetividade: Analise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso). São Paulo, v. 17, p. 289-298, 2013.

ROSSATO, Maristela; MITJÁNS-MARTÍNEZ, Albertina. A metodologia construtivo-interpretativa como expressão da Epistemologia Qualitativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade. Revista Lusofona De Educacao. v. 40, p. 185-198, 2018.

SANTOS, Geandra Cláudia Silva; MITJÁNS-MARTÍNEZ, Albertina. A Subjetividade Social da Escola e os Desafios da Inclusão de Alunos com Desenvolvimento Atípico. Revista Brasileira de Educação Especial. São Paulo, v. 22, p. 253-268, 2016.

SOUZA, André Luiz Alvarenga de; ANACHE, Alexandra Ayach. A educação das pessoas com o transtorno do espectro autista: avanços e desafios. Revista online de Política e Gestão Educacional. Araraquara, vol. 24(2), 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=637766276007. Acesso em:14 ago. 2023.

SOUZA, André Luiz Alvarenga de; MIRANDA, Camila Moreira Almeida de; ANACHE, Alexandra Ayach. A inclusão do estudante autista adulto nas faculdades e universidades brasileiras. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, Nº. 000233, p. 1-15. 2023.

VIGOTSKY Lev Semyónovich. La psique, la conciencia, el inconsciente. In: VIGOTSKY, Lev Semyónovich. Obras Escogidas. Tomo I, p. 95-110, 1930.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. The Problem of the Environment. In: VEER Rene Van Der; VALSINER, Jaal (eds).The Vygotsky Reader. Oxford: Basil Blackwell, (publicado originalmente em 1935), 1994.

VIGOTSKY, Lev Semyónovich. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes Editora, 1999.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 37,n. 4,p. 863-869, 2011.

VYGOTSKY Lev Semionovitch.Obras Completas – tomo V:Fundamentos de defectologia. Madrid: Visor, 2012.

Publicado

2023-12-14

Cómo citar

Torres, J. F. P. (2023). Abordagem psicoeducacional de crianças com TEA: uma perspectiva cultural-histórica da Subjetividade. Revista De Educación Especial, 36(1), e72/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X84818

Número

Sección

Dossiê – Educação Especial na perspectiva inclusiva no contexto de ameaças, contradições e retrocessos democráticos: críticas e proposições

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.