Diretrizes para a elaboração do PEI como instrumento de avaliação para educando com autismo: um estudo interventivo

Autores

  • Débora Mara Pereira
  • Débora Regina de Paula Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33048

Palavras-chave:

Autismo, Plano Educacional Individualizado, Educação Inclusiva

Resumo

Resultados de pesquisas recentes revelam as dificuldades dos sistemas regulares de ensino em oferecer um currículo escolar que atenda as demandas acadêmicas de educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os fatores que contribuem para esse fenômeno evidencia-se a precária formação docente e a escassez de estratégias que promovam a acessibilidade. Como consequência, é registrada a deficitária participação acadêmica desse alunado na sala de aula comum. O objetivo desse trabalho foi propor diretrizes para elaboração de um Plano Educacional Individualizado (PEI). Trata-se de instrumento de organização curricular e de avaliação acadêmica direcionado  para um estudante com TEA, inserido em contexto pré-escolar. Os resultados, produzidos por meio de um delineamento quase-experimental intrassujeito, indicaram mudanças qualitativas e quantitativas na participação do aluno nas tarefas acadêmicas após o programa de intervenção.

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Biografia do Autor

Débora Mara Pereira

deborareginanunes@yahoo.com

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Pereira, D. M., & Nunes, D. R. de P. (2018). Diretrizes para a elaboração do PEI como instrumento de avaliação para educando com autismo: um estudo interventivo. Revista Educação Especial, 31(63), 939–960. https://doi.org/10.5902/1984686X33048

Edição

Seção

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial