Revisão integrativa da produção científica nacional sobre o Plano Educacional Individualizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X66509

Palavras-chave:

Plano Educacional Individualizado, Inclusão escolar, Revisão integrativa.

Resumo

Um caminho para contribuir no progresso escolar do estudante com deficiência, é a elaboração e implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI). O PEI é uma metodologia de trabalho colaborativa focada no aluno com deficiência e elaborada a partir da série, idade, grau de desenvolvimento, habilidades e conhecimentos prévios, para elaborar objetivos de aprendizagem a curto, médio e longo prazos e avaliar o progresso do estudante. E, ainda, o PEI é pouco utilizado e estudado no Brasil. Devido a isso, o presente estudo realizou uma revisão integrativa de estudos nacionais sobre o PEI a fim de responder algumas questões norteadoras: os estudos operacionalizam o PEI? Demonstram sua contribuição para a inclusão escolar? Quais deficiências abordam? O intuito deste levantamento é verificar como o PEI é compreendido através de pesquisas nacionais, bem como se estas subsidiam um maior entendimento sobre o tema, instrumentalizando professores e demais profissionais para a sua elaboração e implementação. Foram selecionados 16 artigos que atendiam aos critérios de inclusão deste estudo, e a análise deles demonstrou que a produção acadêmica nacional sobre o PEI não o operacionaliza, ou seja, não explica de forma clara, sintética e objetiva como o PEI pode ou deve ser elaborado e executado. Somente 1 artigo apresentou as contribuições da utilização do PEI, demonstrando mudanças significativas nas áreas acadêmicas e/ou funcionais do aluno, através de dados quantitativos e qualitativos. As deficiências estudadas foram: Transtorno do Espectro do Autismo, Deficiência Intelectual e Altas Habilidades. As implicações destes dados para a educação inclusiva de estudantes com deficiências e para o desenvolvimento de pesquisas futuras são discutidas. 

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Biografia do Autor

Gabrielle Lenz da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Síglia Pimentel Höher Camargo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Professora doutora da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Silva, G. L. da, & Camargo, S. P. H. (2021). Revisão integrativa da produção científica nacional sobre o Plano Educacional Individualizado. Revista Educação Especial, 34, e49/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X66509

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico