Avaliação da visão funcional em crianças com deficiência visual e múltipla deficiência como estratégia de apoio para professores e responsáveis

Autores

  • Isabela Maria Reis Barbosa Universidade Estadual de Campinas
  • Heloísa Gagheggi Ravanini Gardon Gagliardo Universidade Estadual de Campinas
  • Marilda Moraes Garcia Bruno Universidade Federal de Grande Dourados
  • Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X25005

Palavras-chave:

Avaliação, Visão, Inclusão Educacional

Resumo

A avaliação da visão funcional é um importante recurso para oferecer informações sobre a condição visual das crianças com múltipla deficiência, tendo em vista que grande parte desse público não recebe diagnóstico visual em tempo oportuno devido às dificuldades enfrentadas para a realização da avaliação oftalmológica. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a visão funcional de crianças com deficiência visual associada à múltipla deficiência, por meio do método de observação do comportamento e do teste Lea Gratings. Foi realizado um estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa, com cinco crianças que apresentavam deficiência visual associada à múltipla deficiência. Para a coleta de dados, foi realizada entrevista com os responsáveis e com os professores e avaliada a visão funcional das crianças participantes. Na avaliação da visão funcional constatou-se que todas as crianças apresentavam valores de acuidade de grades binocular bem abaixo dos valores padrões estabelecidos pela literatura, entretanto, possuíam visão funcional útil para o desempenho de tarefas cotidianas e escolares. Foi elaborado um instrumento denominado “suporte informacional”, que foi entregue aos participantes após o término da pesquisa, com dados sobre o resultado da avaliação da visão funcional das crianças, bem como informações sobre a visão, deficiência visual associada à múltipla deficiência e avaliação da visão funcional. O estudo demonstrou que a avaliação da visão funcional foi relevante para subsidiar a proposição de orientações adequadas para o desenvolvimento das ações dos responsáveis e das práticas pedagógicas dos professores com os alunos que participaram da pesquisa.

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Biografia do Autor

Isabela Maria Reis Barbosa, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Heloísa Gagheggi Ravanini Gardon Gagliardo, Universidade Estadual de Campinas

Docente da Graduação em Fonoaudiologia e Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal de Grande Dourados

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Grande Dourados

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva

Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto, Universidade Estadual de Campinas

Docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação do CEPRE e da Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2018-06-06

Como Citar

Barbosa, I. M. R., Gagliardo, H. G. R. G., Bruno, M. M. G., & Gasparetto, M. E. R. F. (2018). Avaliação da visão funcional em crianças com deficiência visual e múltipla deficiência como estratégia de apoio para professores e responsáveis. Revista Educação Especial, 31(61), 387–404. https://doi.org/10.5902/1984686X25005

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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