Educação familiar em linguagem infantil: contribuições do grupo focal

Autores/as

  • Grace Cristina Ferreira-Donati UNESP - Marília
  • Débora Deliberato Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP de Marília. Departamento de Educação Especial. Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais da UNESP de Marília

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18932

Palabras clave:

Educação Especial, Grupo focal, Educação familiar.

Resumen

Na área das Ciências Humanas, o Grupo Focal vem sendo utilizado como método para identificar percepções de diferentes grupos sociais, nas mais diversas temáticas. O objetivo do presente trabalho é apresentar as contribuições do grupo focal utilizado com mães de crianças com atrasos globais do desenvolvimento, em uma pesquisa que visou elaborar e adequar fascículos de orientação familiar em linguagem. O grupo focal foi constituído por quatro mães, a pesquisadora, que assumiu o papel de moderadora e uma observadora, responsável, principalmente, por fazer o registro de comportamentos não verbais das participantes. No primeiro encontro foram dadas orientações quanto: ao objetivo das reuniões; o compromisso com a emissão de opiniões a respeito das características de formato e conteúdo dos fascículos; e quanto às funções da observadora e da moderadora. Foram realizadas oito reuniões presenciais, quinzenalmente, ao longo de quatro meses. Os relatos verbais das constituintes do grupo foram registrados por meio de gravações de áudio, transcritos e organizados para posterior análise. O grupo focal se mostrou como procedimento adequado para envolver os pais num exercício reflexivo a respeito do desenvolvimento da comunicação e para definir os conteúdos e o formato de orientações escritas para a população-alvo. Os resultados indicaram que a elaboração dos fascículos, em parceria com as famílias, oportunizou aos pais ampliar a participação no desenvolvimento da linguagem de seus filhos. Além disso, restou evidenciado que a interação entre os participantes, nos moldes de um grupo focal, configurou-se em fator desencadeador para a identificação de aspectos comuns no plano intersubjetivo.

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Biografía del autor/a

Grace Cristina Ferreira-Donati, UNESP - Marília

Fonoaudióloga clínica; Mestre e Doutoranda em Educação pela UNESP de Marília; Membro do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais da UNESP de Marília.

Débora Deliberato, Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP de Marília. Departamento de Educação Especial. Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais da UNESP de Marília

Livre-docente na área da Comunicação Alternativa pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília. Docente Adjunto do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências do Campus de Marília - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Publicado

2018-03-11

Cómo citar

Ferreira-Donati, G. C., & Deliberato, D. (2018). Educação familiar em linguagem infantil: contribuições do grupo focal. Revista De Educación Especial, 31(60), 139–152. https://doi.org/10.5902/1984686X18932

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua