Estratégias de mediação para o conto e reconto de histórias para alunos surdos

Autores/as

  • Ana Claudia Tenor Secretaria Municipal de Educação de Botucatu
  • Débora Deliberato Universidade Estadual Paulista- UNESP Marília

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17172

Palabras clave:

Educação Especial, Contação de histórias, Aluno Surdo.

Resumen

O objetivo desse estudo foi descrever estratégias de mediação em atividades de conto e reconto de histórias para alunos surdos. Participaram da pesquisa dois alunos surdos e suas respectivas professoras, sendo uma da educação infantil e outra do ensino fundamental, de um município do interior de São Paulo. A pesquisadora conversou e planejou em conjunto aos professores os contos que seriam trabalhados. As histórias foram adaptadas por meio Picture Communication Symbols (Mayer-Johnson, 2004) e utilizados fantoches, dedoches, dramatização e apresentação dos sinais em Libras. Foram empregados registro contínuo e filmagens das atividades desenvolvidas em sala de aula. Os dados dos registros foram incorporados aos dados das filmagens, foi feita triangulação e análise de conteúdo. Foram identificadas as seguintes categorias e subcategorias de análise: 1- Participação dos alunos: alunos surdos, alunos ouvintes; 2- participação das professoras: professora de educação infantil, professora de ensino fundamental; 3- modalidade de comunicação dos alunos surdos: oral- auditiva, visoespacial, bimodalidade; 4- estratégias de comunicação da mediadora: língua oral, comunicação bimodal; 5- recursos apoiados nos sistemas gráficos: suplementares e alternativos de comunicação, demais recursos. As estratégias de mediações e os recursos adotados propiciaram maior interação e a participação tanto dos alunos ouvintes como surdos dentro das atividades programadas. No entanto considera-se importante o ensino de Língua de Sinais aos alunos com surdez e a inserção do intérprete de Libras no contexto da sala de aula.

 

 

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Biografía del autor/a

Ana Claudia Tenor, Secretaria Municipal de Educação de Botucatu

Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de Botucatu. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Marília SP.

Endereço: Rua Cruz Pereira, 89

Vila dos Lavradores

CEP: 18 609- 080

Botucatu- SP

Telefone: (14) 3882 1922/ (14) 99744 3935

e-mail anatenor@yahoo.com.br

Débora Deliberato, Universidade Estadual Paulista- UNESP Marília

Professor adjunto do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Marília SP. Livre- Docente em Comunicação Alternativa.Endereço: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências- Campus de Marília, Departamento de Educação Especial.Rua Hygino Muzzi Filho, 737Campus UniversitárioCEP: 17525-900- Marília, SP- Brasil- Caixa- postal: 181Telefone: (14) 34021331Fax: (14) 34021301

Publicado

2016-11-07

Cómo citar

Tenor, A. C., & Deliberato, D. (2016). Estratégias de mediação para o conto e reconto de histórias para alunos surdos. Revista De Educación Especial, 29(56), 681–694. https://doi.org/10.5902/1984686X17172

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua