O paradigma da inclusão como utopia na perspectiva freiriana

Autores

  • Luciana Pacheco Marques Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais
  • Anderson Dos Santos Romualdo Escola Estadual São Vicente de Paulo, Juiz de Fora, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X15707

Palavras-chave:

Utopia, Inclusão, Educação

Resumo

Este trabalho constitui um recorte do pensamento de Paulo Freire e busca analisar a sua contribuição para com o processo de ruptura com as práticas excludentes rumo à inclusão. Seu conceito de utopia é a base da nossa reflexão, pois é a partir dele que defendemos a inclusão como um “inédito viável”. Seu pensamento é marcado pela luta contra qualquer discriminação, na busca incessante pela superação da relação opressor-oprimido. Acreditar na transformação do mundo pelos caminhos freirianos da comunhão, do diálogo, da conscientização é acreditar na capacidade de todos os seres humanos alimentarem juntos o ideal utópico da mudança, no qual a inclusão é, nos nossos dias, um dos maiores de todos os sonhos: uma realidade onde opressores e oprimidos se façam, de fato, livres dos elos aprisionantes do preconceito, da discriminação e da injustiça. Este é um dos mais ricos e importantes legados deixados por ele para a sociedade dos nossos dias: o respeito pelos seres humanos no que eles têm de mais valoroso, a sua humanidade.

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Biografia do Autor

Luciana Pacheco Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade da UFJF.

Anderson Dos Santos Romualdo, Escola Estadual São Vicente de Paulo, Juiz de Fora, Minas Gerais

Licenciado em Pedagogia; Especialista em Educação e Diversidade; Mestre em Educação pela UFJF.

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Publicado

2015-05-11

Como Citar

Marques, L. P., & Romualdo, A. D. S. (2015). O paradigma da inclusão como utopia na perspectiva freiriana. Revista Educação Especial, 28(52), 269–280. https://doi.org/10.5902/1984686X15707

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua