<b>Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação</b>

Autores

  • Susana Graciela Pérez Barrera Pérez Universidade Paulista, São Paulo, São Paulo
  • Claus Dieter Stobäus Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Resumo

A discussão que apresentaremos neste artigo partiu dos dados da pesquisa de Pérez (2004) realizada com alunos com altas habilidades/Superdotação (AH/SD), nas sétimas séries e nas turmas C-20 (equivalentes à faixa etária correspondente à sétima série) em duas escolas públicas (uma estadual e uma municipal) de um bairro da cidade de Porto Alegre (RS) no qual se concentra uma população de classes populares. Analisa as características apontadas pelos alunos nos questionários, entrevistas, observações e conversas informais da própria pesquisa e identificadas no professor, na entrevista realizada com ele, em conversas informais e observações diretas em sua sala de aula. Faz as correspondentes interlocuções com teóricos e pesquisadores da área de AH/SD, evidenciando que, além da capacitação específica, necessária para identificar e enriquecer o atendimento a estes alunos, são fundamentais alguns atributos que deveriam estar presentes em qualquer Educador e que são o diferencial que permite imaginar que o respeito e atendimento à diversidade – a inclusão – são possíveis.

Palavras-chave: Altas Habilidades. Superdotação. Inclusão.

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Como Citar

Pérez, S. G. P. B., & Stobäus, C. D. (2012). <b>Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação</b>. Revista Educação Especial, 73–83. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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