Os corpos da inclusão: mídia e relações com a diferença

Autores

  • Betina Hillesheim Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Amanda Cappellari Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X26744

Palavras-chave:

inclusão, relação com a diferença, mídia

Resumo

Há, na contemporaneidade, uma proliferação de discursos sobre a diferença que sublinham a necessidade de tolerância e respeito pela diversidade. Nesse sentido, evidencia-se a inclusão como uma prática capaz de atender a essas demandas. Este artigo propõe-se a discutir, sistematizar e problematizar os corpos da inclusão constituídos pela mídia. Utilizaram-se 14 reportagens publicadas no jornal Zero Hora no período de março a setembro de 2015 que apresentavam a temática de inclusão e relação com a diferença. Percebeu-se que entre os corpos da inclusão estão: mulheres, negros, pessoas com deficiência, pessoas com diferentes sexualidades. No que se refere à incitação à inclusão, existem duas direções: uma diz da dedicação e persistência necessárias ao indivíduo para ser incluído; a outra, das ações e práticas de solidariedade e respeito que devem ser realizadas por todos para garantir a inclusão.

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Biografia do Autor

Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNISC); bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - nível 2

Amanda Cappellari, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduanda em Psicologia, bolsista de iniciação científica (FAPERGS)

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Hillesheim, B., & Cappellari, A. (2019). Os corpos da inclusão: mídia e relações com a diferença. Revista Educação Especial, 32, e1/ 1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X26744

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua