Intervenção junto a indíviduos com transtorno do espectro do autismo: a percepção do profissional

Autores

  • Aila Narene Dahwache Criado Rocha Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília
  • Nadine Aparecida Nogueira Capobianco Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília
  • Luana Borges Brito Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília
  • Andréa Rizzo dos Santos Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X23893

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Percepção, Intervenção

Resumo

Para a sistematização de intervenções, é fundamental conhecer a percepção dos profissionais que trabalham com indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo a fim de instrumentalizá-los no aprimoramento de ações que estimulem suas habilidades e atendam integralmente suas necessidades. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos profissionais sobre o trabalho desenvolvido por eles com as crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo bem, como identificar suas estratégias de intervenção. Fizeram parte deste estudo 16 participantes, sendo doze educadores e quatro profissionais da saúde. Para a coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista semi estruturada a fim de compreender a percepção dos profissionais acerca do trabalho com esses indivíduos. Após a entrevista pode-se identificar que os profissionais possuem conhecimento prático sobre as características e atuação com crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo, porém necessitam de espaços formais para a troca de experiências e a construção de novos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília

Doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília (2013), mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília (2010). Graduação em Terapia Ocupacional pelas Faculdades Salesianas de Lins (2001), Especialização em Terapia Ocupacional pelas Faculdades Salesianas de Lins (2004), em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação de Oswaldo Cruz (2004) e especialização em Terapia de Mão pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Assistente Doutora do Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva, educação especial, neurologia, desenvolvimento infantil e formação de profissionais da saúde e da educação no processo inclusivo do deficiente.

Nadine Aparecida Nogueira Capobianco, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília

Terapeuta Ocupacional graduada na Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília

Luana Borges Brito, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília

Discente do curso de Terapia Ocupacional graduada na Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília

Andréa Rizzo dos Santos, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1990), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e Doutorado em Educação (Educação Especial no Brasil) pela UNESP - Campus de Marília (2009). Atualmente é Professora Assistente Doutora do Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília e Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde - área Saúde Materno Infantil da Faculdade de Medicina de Marília. Tem experiência na área da Terapia Ocupacional e Educação, com ênfase em Pediatria Hospitalar e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia Ocupacional, Desenvolvimento Infantil, Pediatria Hospitalar, Neonatologia, Educação Especial, Educação Inclusiva, Autismo Infantil, Currículo Funcional Natural.

 

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Publicado

2018-06-06

Como Citar

Rocha, A. N. D. C., Capobianco, N. A. N., Brito, L. B., & Santos, A. R. dos. (2018). Intervenção junto a indíviduos com transtorno do espectro do autismo: a percepção do profissional. Revista Educação Especial, 31(61), 417–430. https://doi.org/10.5902/1984686X23893

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua