A influência da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) nas relações entre irmãos: Uma revisão integrativa da literatura

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X92396

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Perturbação do espetro do autismo, Irmãos, Relações

Abstract

A família, especialmente os pais e irmãos, constitui o núcleo onde se formam as primeiras relações interpessoais, proporcionando apoio e segurança. Quando um irmão é diagnosticado com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), ocorrem alterações significadas nas dinâmicas familiares para um ajuste às necessidades específicas da criança com PEA.  Essas mudanças, que afetam rotinas e o tempo de qualidade em família, podem influenciar o comportamento, as competências socioemocionais e as relações entre irmãos. Propõe-se analisar, através de uma revisão integrativa da literatura, a influência da PEA nas relações entre irmãos. Deste modo, foram identificados 18 estudos publicados entre 2015 e 2024, cujas abordagens metodológicas se centram em pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas.  As bases de dados utilizadas foram: Web of Science, Scopus e Scielo. A pesquisa foi conduzida com recurso a palavras-chave em português europeu e do brasil e inglês, nomeadamente, português: PEA OU autismo E irmãos E relações; irmãos E PEA; inglês: ASD OR autism spectrum disorder AND siblings; siblings AND ASD. O estudo conclui que, embora as relações entre irmãos com e sem PEA sejam desafiadoras, elas também promovem o desenvolvimento de competências sociais e emocionais. Ressalta-se a importância do suporte familiar e comunitário para minimizar os impactos negativos e fortalecer os vínculos familiares.

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Biografie autore

Alícia Rodriguez, Município de Vila Nova de Famalicão

Alícia Rodriguez é Educadora Social e Mestre em Educação Especial, com especialização em Intervenção Precoce na Infância, pela Universidade do Minho. Os seus principais interesses de investigação e intervenção centram-se no trabalho com crianças, jovens e respetivas famílias, com foco na promoção de competências socioemocionais, na integração e inclusão social, bem como no empoderamento das famílias para um papel ativo na sociedade.

Ana Paula da Silva Pereira, Centro de Investigação em Estudos da Criança

Professora Associada no Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, Coordenadora do Mestrado em Educação Especial, na área de especialização em Intervenção Precoce, Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Educação Especial, Investigadora integrada no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e Membro da Comissão de Acompanhamento da Subcomissão Regional do Norte do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.

Coordena o Projeto Luso-Brasileiro: Intervenção Precoce na Perturbação do Espectro do Autismo, é membro da equipa do projeto nacional: Robótica e Perturbação do Espectro do Autismo, e integrou projetos internacionais como: Formação Profissional para Fisioterapeutas sobre Abordagens Centradas na Família e Baseadas no Brincar na Intervenção Precoce na Infância, e o Projeto KIDS STRENGTHS – Crianças no Contexto das Perturbações Mentais: Formação de Competências para Capacitar Professores, Profissionais de Saúde e Assistentes Sociais.

Os principais interesses científicos centram-se nas áreas da intervenção precoce na infância, perturbação do espectro do autismo, avaliação autêntica e necessidades educativas especiais. Supervisiona estudantes de mestrado e doutoramento e é autora ou coautora de cerca de 100 publicações, das quais 46 se encontram indexadas nas bases de dados internacionais Web of Science, Scopus e Qualis.

Elsa Marta Soares, Harley Street Medical Center

Terapeuta da Fala Sénior no Harley Street Medical Center Abu Dhabi. Elsa Marta Soares concluiu o Doutoramento em Estudos da Criança – Ramo de Educação Especial em 2013 na Universidade do Minho. Pós-graduação em Educação Especial – Intervenção Precoce em 2009, na Universidade do Minho. Licenciatura em Terapia da Fala (2007) pela Escola Superior de Saúde – Politécnico do Porto.

Experiência anterior: (outubro de 2021 – setembro de 2022) Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto; (2013 – setembro de 2021) Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde – Politécnico de Leiria; Investigadora no Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde – Politécnico de Leiria. Coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias da Saúde da Escola Superior de Saúde – Politécnico de Leiria.

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Pubblicato

2025-07-21

Come citare

Rodriguez, A., Pereira, A. P. da S., & Soares, E. M. (2025). A influência da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) nas relações entre irmãos: Uma revisão integrativa da literatura. Revista Educação Especial, 38(1), e50/1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X92396

Fascicolo

Sezione

Revisão de literatura/Estudo teórico