A influência da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) nas relações entre irmãos: Uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X92396Parole chiave:
Perturbação do espetro do autismo, Irmãos, RelaçõesAbstract
A família, especialmente os pais e irmãos, constitui o núcleo onde se formam as primeiras relações interpessoais, proporcionando apoio e segurança. Quando um irmão é diagnosticado com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), ocorrem alterações significadas nas dinâmicas familiares para um ajuste às necessidades específicas da criança com PEA. Essas mudanças, que afetam rotinas e o tempo de qualidade em família, podem influenciar o comportamento, as competências socioemocionais e as relações entre irmãos. Propõe-se analisar, através de uma revisão integrativa da literatura, a influência da PEA nas relações entre irmãos. Deste modo, foram identificados 18 estudos publicados entre 2015 e 2024, cujas abordagens metodológicas se centram em pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. As bases de dados utilizadas foram: Web of Science, Scopus e Scielo. A pesquisa foi conduzida com recurso a palavras-chave em português europeu e do brasil e inglês, nomeadamente, português: PEA OU autismo E irmãos E relações; irmãos E PEA; inglês: ASD OR autism spectrum disorder AND siblings; siblings AND ASD. O estudo conclui que, embora as relações entre irmãos com e sem PEA sejam desafiadoras, elas também promovem o desenvolvimento de competências sociais e emocionais. Ressalta-se a importância do suporte familiar e comunitário para minimizar os impactos negativos e fortalecer os vínculos familiares.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5. ed. Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013. DOI: https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596
BEN-ITZCHAK, Esther Ben - Itzchak; NACHSHON, Noa; ZACHOR, Ditza. Hav-ing siblings is associated with better social functioning in autism spectrum dis-order. Journal of Abnormal Child Psychology, 47, 921-931. 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10802-018-0473-z
CARDOSO, Mayara Fernanda; FRANÇOZO, Maria de Fátima de Campos. Jovens irmãos de autistas: expectativas, sentimentos e convívio. Revista Saúde, 41(2), 87-98, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236583415338. DOI: https://doi.org/10.5902/2236583415338
COFFMAN, Marika. et al. Understanding of ASD by siblings is associated with Warmth and Hostility in the Sibling Relationship. Journal of Child and Family Studies, 30, 1577-1585, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10826-021-01945-z. DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-021-01945-z
CORSANO, Paola. et al. Typically developing adolescents’ experience of grow-ing up with a brother with an autism spectrum disorder. Journal of Intellectual e Developmental Disability, 44(2), 151-161. 2016. DOI: https://doi.org/10.3109/13668250.2016.1226277
COSTA, Teresa Macedo; PEREIRA, Ana Paula Silva. The child with autism dis-order: The Perceptions of Siblings. Journal Support for Learning, 34(2), 194-210. 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9604.12248
DANSBY, Rachel. et al. A phenomenological content analysis of online support seeking by siblings of people with autism. Journal of Family Studies, v. 23, n. 3, p. 345-357. 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/08975353.2017.1395256
American Psychiatric Association. (2022). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed., text rev.). DOI: https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425787
EGILSON, Snaefrídur. et al. Quality of life of high-functioning children and youth with autism spectrum disorder and typically developing peers: Self- and proxy-reports. Autism: The International Journal of Research and Practice, v. 21, n. 2, p. 133–141, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1362361316630881 DOI: https://doi.org/10.1177/1362361316630881
FERRARI, Andressa; MENEZES, Christine; REGO, Vanessa. Revisão sistemática integrativa da literatura sobre prática no modelo psicossocial no campo infantojuvenil e suas respectivas famílias no Brasil. Research, Society and Development, 12(7), 2525-3409, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i7.42541. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i7.42541
GARRIDO, Duna; CARBALLO, Gloria; GARCIA-RETAMERO, Rocio. Siblings of children with autism spectrum disorders: Social support and family quality of life. Quality of Life Research, 29, 1193-1202. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11136-020-02429-1
GORJY, Rebecca; FIELDING, Angela; FALKMER, Marita. It’s better than it used to be: Perspectives of adolescent siblings of children with an autism spec-trum condition. Child and Family Social Work, 22(4), 1488-1496. 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/cfs.12371
JONES, Emily. et al. When one sibling has autism: Adjustment and sibling rela-tionship. Journal of Child and Family Studies, 28, 1272-1282, 2019. Dis-ponível em: https://doi.org/10.1007/s10826-019-01374-z. DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-019-01374-z
LAGHI, Fiorenzo. et al. Sibling relationships and family functioning in siblings of early adolescents, adolescents, and young adults with autism spectrum disor-der. Journal of Child and Family Studies, v. 27, n. 6, p. 1809-1820, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-017-0921-3
LASHEWICZ, Bonnie. Our Ultimate Fellow Travelers: A Pilot of Sibling Support for Adults with Developmental Disabilities. Issues in Mental Health Nursing, 39(8), 667-674, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01612840.2018.1434843. DOI: https://doi.org/10.1080/01612840.2018.1434843
LEMOS, Emellyne; SALOMÃO, Nádia. Jovens com transtorno autista, suas mães e irmãos: Vivências familiares e modelo bioecológico. Psicologia Esco-lar e do Desenvolvimento, 38, p. 345-359. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e38312.pt
MOKOENA, Naledi; KERN, Anwynne. Experiences of siblings to children with autism spectrum disorder. Frontiers in Psychiatry, v. 13, p. 959117, 2022. DOI: 10.3389/fpsyt.2022.959117. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2022.959117
ORSMOND, Gael; FULFORD, Daniel. Adult siblings who have a brother or sis-ter with autism: Between-family and within-family variations in sibling relation-ships. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 48, p. 4032-4047. 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-018-3669-8
OTI-BOADI, M. et al. Experiences of siblings of individuals with autism spec-trum disorders. International Journal of Developmental Disabilities, v. 69, p. 35-47. 2023.
PAVLOPOULOU, Georgia; DIMITRIOU, Dagmara. I don't live with autism: I live with my sister. Sisters accounts on growing up with their preverbal autistic sib-lings. Research in Developmental Disabilities, 88(1), 1-15, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2019.01.013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2019.01.013
PAVLOPOULOU, Georgia; DIMITROU, Dagmara. In their own words, in their own photos: Adolescent females siblinghood experiences, needs and perspec-tives growing up with a preverbal autistic brother or sister. Research in Devel-opmental Disabilities, 97, p. 1-14. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2019.103556
RAWAT, Deeksha. et al. Role of sibling relationship in human development. Journal of Emerging Technologies and Innovative Research, [S. l.], v. 11, n. 2, p. a273–a287, fev. 2024.
REIS, Emily; SILVA, Ingrid; PORTES, João. Relações fraternais e autismo: Uma revisão integrativa da literatura. Periódicos Eletrônicos em Psicologia, 25(2), 114-128, 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttextepid=S1679-494X2021000200009.
RIOSA, Priscilla. et al. How my life is unique: Sibling perspectives of autism. Research in Developmental Disabilities, v. 112, p. 1-11. 2022.
RUM, Yonat. et al. Sibling relationships in families of autistic and typical chil-dren: Similarities and differences in the perspectives of siblings and mothers. Journal of Autism and Developmental Disorders, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10803-023-06222-0. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-023-06222-0
SCHMEER, Alison; et al. Through the eyes of a child: Sibling perspectives on having a sibling diagnosed with autism. Research in Developmental Disabili-ties, 119, p. 104066. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2021.104066
SHIVERS, Carolyn. Empathy and perceptions of their brother or sister among adolescent siblings of individuals with and without autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 49, n. 3, p. 1202-1213. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2019.103451
SHIVERS, Carolyn; PLAVNICK, Joshua. Sibling involvement in interventions for individuals with autism spectrum disorders: A systematic review. Journal of Autism and Developmental Disorder, 45(3), 685-696. 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-014-2222-7
SILVA, Emeline; LUCAS, Michele. Relação entre irmãos: A Percepção do Primogênito. Pensando Famílias, 24(1), 144-159, 2020.
SMITH, Julie. et al. Social participation experiences of families raising a young child with autism spectrum disorder: Implications for mental health and well-being. American Journal of Occupational Therapy, v. 76, n. 2, p. 7602205100p1–7602205100p9, 2023. https://doi.org/10.5014/ajot.2022.047050 DOI: https://doi.org/10.5014/ajot.2023.050156
TSAO, Ling-Ling; DAVENPORT, Randy; SCHMIEGE, Cynthia. Supporting sib-lings of children with autism spectrum disorders. Early Childhood Education Journal, v. 40, p. 47–54, 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/s10643-011-0488-3
WALTON, Katherine; INGERSOLL, Brooke. Psychosocial adjustment and sib-ling relationships in siblings of children with autism spectrum disorders: Risk and protective factors. Journal of Autism and Developmental Disorders, 45, 2764-2778, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10803-015-2440-7. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-015-2440-7
WATSON, Lucy; HANNA, Paul; JONES, Christina. A systematic review of the experience of being a sibling of a child with an autism spectrum disorder. Clini-cal Child Psychology and Psychiatry, 26(3), 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/13591045211007921. DOI: https://doi.org/10.1177/13591045211007921
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


