¿Qué es el autismo? Reflexiones críticas desde la neurodiversidad y los estudios sobre la discapacidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X91372

Palabras clave:

Autismo, Discapacidad, Neurodiversidad

Resumen

El artículo investiga el autismo desde una perspectiva decolonial, cuestionando el modelo médico que lo define como una condición a corregir. Su objetivo es comprender el autismo como una neurodivergencia, valorando las singularidades de los cuerpos autistas en lugar de tratarlos como desviaciones. Utilizando una metodología de revisión narrativa, el artículo se fundamenta en teorías de la discapacidad, neurodiversidad, estudios feministas y la perspectiva neuroqueer para dar voz a las experiencias autistas. La investigación busca promover la emancipación de estas identidades, enfrentando las exclusiones y violencias impuestas por contextos sociales normativos. Además, el artículo enfatiza la necesidad de transformar las narrativas y prácticas que rodean a las personas autistas, contribuyendo a una comprensión más amplia de las diversidades neurológicas. Finalmente, concluye que destacar la importancia de la acogida y la inclusión social fomenta cambios que respetan y celebran las identidades neurodivergentes.

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Biografía del autor/a

Giovanna Nicolau, Universidad Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia Social no NED/UFSC, pesquisadora em Psicologia Social na University of Washington (UW-EUA), especialista em Educação Social pela UniCesumar (PR), bacharel em Psicologia pela Universidade Positivo (UP-PR). Atua como psicóloga clínica, tendo especialização em autismo e neurodiversidade pela Forest Therapy Academy, com certificação internacional pelas instituições IPHM, CMA, IAOTH e ICAHP; e especialista em clínica do trauma pela University of Colorado Colorado Springs (UCCS) e UT Health San Antonio. Suas áreas de pesquisa são: decolonização dos estudos da deficiências; deficiências não-aparentes; neurodivergências; neurodiversidade.

Marivete Gesser, Universidad Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia (UFSC), Pós-Doutora (State University of New York/USA). Professora associada do Departamento de Psicologia da UFSC, onde leciona e orienta na graduação e na pós-graduação (PPGP), pesquisadora bolsista PQ-1D do CNPq e coordenadora do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED-UFSC). Pesquisa o campo dos Estudos Feministas da Deficiência, os Feminismos Negro, Interseccional e Decolonial e a Teoria Crip.

Solange Cristina da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Psicologia (UFSC), Mestre em Educação (UFSC). Professora do Departamento de Educação a Distância da UDESC, onde leciona e orienta na graduação e na pós-graduação (PROFEI/UDESC), coordenadora do Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI/CEAD/UDESC), é membro dos grupos de pesquisa Núcleo da Deficiência (UFSC), Educação, Artes e Inclusão (UDESC) e da rede Traduzir-se: autismo em primeira pessoa. Pesquisa o campo dos Estudos da Deficiência, Autismo e Educação a Distância.

Pablo de Assis, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Psicologia Clínica pela UFPR; Mestre em Comunicação e Linguagem pela UTP-PR; Psicólogo Clínico; Professor no Ensino Superior no Centro Universitário UniDomBosco e Universidade Positivo.

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Publicado

2025-07-01

Cómo citar

Nicolau, G., Gesser, M., Silva, S. C. da, & Assis, P. de. (2025). ¿Qué es el autismo? Reflexiones críticas desde la neurodiversidad y los estudios sobre la discapacidad. Revista De Educación Especial, 38(1), e41/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X91372

Número

Sección

Revisão de literatura/Estudo teórico