O ensino das fases da Lua por meio da literatura para alu-nos com deficiência visual nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X85305

Palavras-chave:

Cego, Baixa visão, Ensino de Ciências

Resumo

Esta pesquisa investigou o ensino das fases da Lua a estudantes com deficiência visual nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de uma sequência didática que integrou conteúdos de Ciências da Natureza com a literatura infantil. O estudo foi realizado em uma turma do 4º ano do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, instituição especializada no atendimento a pessoas com deficiência visual. A abordagem metodológica foi qualitativa, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas, registros em áudio, vídeo e caderno de campo. A proposta pedagógica articulou diferentes gêneros textuais e recursos acessíveis, possibilitando que os alunos construíssem conceitos científicos a partir de seus conhecimentos prévios e experiências sensoriais. Os resultados demonstram que a sequência didática contribuiu significativamente para o engajamento dos estudantes, promovendo curiosidade, questionamentos e maior interesse pelo conteúdo. Evidenciou-se, ainda, a importância do papel mediador do professor na condução do processo de aprendizagem científica, considerando as especificidades dos alunos com deficiência visual e garantindo o direito ao acesso à cultura científica desde os primeiros anos escolares.

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Biografia do Autor

Juliana Ferreira Bêta Coutinho Coutinho, Instituto Benjamin Constant

Juliana Ferreira Bêta Coutinho é mestre em Ensino da temática da Deficiência visual pelo Instituto Benjamin Constant (2023); Especialista em psicopedagogia clínica e institucional pela universidade Estácio de Sá (2018); Especialista em Educação Especial (Deficiência Auditiva) pela UNIRIO (2010) licenciada em letras (português-literaturas) pela Universidade Estácio de Sá (2009). Professora de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Japeri-RJ desde 2005 e professora de AEE da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu-RJ desde 2014.

Naiara Miranda Rust, Instituto Benjamin Constant

Naiara Miranda Rust é doutora em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Paulo Góes (2012), mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho na UFRJ (2008), graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Professora EBTT do Instituto Benjamin Constant (IBC), lecionando na educação básica, pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Possui experiência em Ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Educação Especial. Desenvolvimento de pesquisa e Investigação acerca do uso recursos acessíveis e metodologias ativas no ensino e na aprendizagem de Ciências para pessoas com deficiência visual (DV).

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Coutinho, J. F. B. C., & Rust, N. M. (2025). O ensino das fases da Lua por meio da literatura para alu-nos com deficiência visual nos anos iniciais. Revista Educação Especial, 38(1), e40/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X85305

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