A interação da criança surda a partir da Teoria Histórico Cultural: possibilidade de desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X67952Palavras-chave:
Teoria Histórico Cultural, Educação de Surdos, Educação InfantilResumo
A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender, no espaço da educação infantil, como acontecem as interações entre a criança surda e o meio social em que está inserida e da qual é partícipe, em uma Unidade Municipal de Educação Infantil, situada na área urbana do município de Santarém/Pará. É uma pesquisa que busca se inspirar nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural que compreende o desenvolvimento humano a partir das relações sociais e culturais. Os instrumentos para produção de dados consistiram em observações anotadas em diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos envolvidos foram 4 professores (3 ouvintes e um surdo) e uma criança surda, os dados foram provenientes dos anos 2018 e 2019. Objetivos específicos a) Observar de que forma a prática pedagógica do professor leva em consideração a criança surda na educação infantil b) Compreender de que forma o professor organiza o espaço educativo para que as interações aconteçam c) Problematizar de que forma mantém-se a relação entre a criança surda e seus professores. Os resultados descritos por meio desta categoria revelaram que, mesmo os professores conhecendo a forma de comunicação da criança surda, a falta de sensibilidade era recorrente e isso refletia em suas práticas pedagógicas para com essa criança. Assim, a pesquisa apontou que as interações da criança surda na educação infantil é uma dimensão que existe e que para o seu desenvolvimento cultural acontecer, é preciso uma educação que seja pautada em atitudes que possibilitem a constituição da subjetividade desta criança.
Downloads
Referências
BARROCO, Sonia Mari Shima; SOUZA, Marilene Proença Rebello. Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a formação e atuação do psicólogo em contexto de educação inclusiva. Psicologia USP. São Paulo, 2012.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em: 07 de jan. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394. Brasília, DF, 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 07 de janeiro de 2019.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
BRASIL. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009. Disponível em http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf Acesso em: 04 de junho de 2018.
BUENO, José Geraldo Silveira. Surdez, linguagem e cultura. Cadernos Cedes, v.19. nº46, Campinas, 1998.
CAMPELLO, Ana Regina; REZENDE, Patricia Luiza Ferreira. Em defesa da escola bilingue para surdos: a história do movimento de lutas do movimento surdo brasileiro. Educar em Revista, nº 2. Curitiba, 2014.
COSTA, Sinara Almeida da. “Na ilha de lia, no barco de rosa:” o papel das interações estabelecidas entre a professora de creche e as crianças na constituição do eu infantil. Tese de Doutorado, Fortaleza/Ceará, 2011. Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3421/1/2011_TESE_SACOSTA.pdf Acesso em: 25 de fevereiro de 2018.
DUARTE, Newton. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: a dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71, julho, 2000. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a04v2171.pdf Acesso em: 20 jun. 2018.
DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo.3ª.ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
KLEIN, Lígia Regina; SILVA, Graziela Lucchesi Rosa da. Quando o discurso da diferença desdenha a desigualdade: as armadilhas da inclusão. In: BARROCO, Sonia Mari Shima; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; SILVA, Tânia dos Santos Alvarez da. (Orgs). Educação Especial e Teoria Histórico-Cultural: em defesa da humanização do homem. Maringá: Eduem, 2012.
LACERDA, C.B.F de. LODI, A.C.B. A inclusão escolar bilingue de alunos surdos: princípios, breve histórico e perspectiva. In: LACERDA, C.B.F de. LODI, A.C.B. (Orgs). Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; ALBRES, Neiva de Aquino; DRAGO, Silvana Lucena dos Santos. Política para uma educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. Educação e Pesquisa., v. 39, nº. 1, p. 65-80, jan./mar. São Paulo, 2013.
LODI, A.C. B; LUCIANO, R. de. T. Desenvolvimento da linguagem de crianças surdas em língua brasileira de sinais. In: LACERDA, C.B.F de. LODI, A.C.B. (Orgs). Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.
MACHADO, Maria Lúcia de A. Educação infantil e socio interacionismo. In: OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de. (Orgs). Educação infantil: muitos olhares. 9ª.ed. São Paulo: Cortez 2010.
PADILHA, A. M. L. Desafios para a formação de professores: alunos surdos e ouvintes na mesma sala de aula? In: LACERDA, C.B.F de. LODI, A.C.B. (Orgs). Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.
PASQUALINI, Juliana Campregher. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Araraquara, 2010. Disponível em https://repositorio.unesp.br/handle/11449/101525. Acesso em: 10 mai. 2018.
QUADROS, Ronice Muller de; Schimiedt, Magali. L.P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP.2006.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SÁ, Nídia Regina Limeira de. Escolas e classes de surdos: opção político pedagógica legítima. In: SÁ, Nídia Regina Limeira de. (Org). Surdos: qual escola? Manaus: Editora Valer e Edua, 2011.
SILVA, Tânia dos Santos Alvarez da. A aquisição da escrita pela criança surda desde a educação infantil. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná, 2008.
TEIXEIRA, Sônia Regina; BARCA, Ana Paula Araújo. Teoria Histórico-Cultural e Educação Infantil: concepções para orientar e o agir docente. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral. (Orgs.). Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com as professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017.
VIEIRA, J. A. O uso do diário em pesquisa em pesquisa qualitativa. Cadernos de Linguagem e Sociedade, nº. 5, 2001/2002. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9244 Acesso em: 20 de out. 2018.
VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Mal necessário: creches no Departamento Nacional da Criança (1940-1970). Cadernos de Pesquisa, nº. 67. São Paulo, 1988. Disponível em http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1215/1220 Acesso em: 20 out. 2018.
VIGOTSKI, L. S. Génesis de las funciones psíquicas superiores. In: Obras escogidas - Tomo III. Madrid: Visor DIS. S. A, 2000.
VIGOTSKI, L. S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Tradução: Márcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, São Paulo, 2010.
VIGOTSKI, L.S. Obras Escogidas V. Fundamentos da defectología. Moscú: Editorial Pedagógica, 1997.
VIGOTSKI, L.S; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médias, 1996.
VILHALVA, Shirley. A ameaçada escola de surdos. In: SÁ, Nídia Regina Limeira de. (Org). Surdos: qual escola? Manaus: Editora Valer e Edua, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação Especial (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).