A inclusão de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais na educação física escolar

Hugo Norberto Krug

Resumo


Este artigo teve como objetivo analisar as possibilidades de inclusão dos portadores de necessidades educativas especiais na escola e nas aulas de Educação Física. Inicialmente, para contextualização da temática, realizou-se um resgate histórico da legislação sobre Educação Especial. Posteriormente, analisou-se as vantagens e desvantagens da inclusão das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais na escola comum, o preparo das escolas e profissionais para a inclusão e a ação da Educação Física. Para concluir destacamos que a inclusão das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais na escola e conseqüentemente na Educação Física escolar é benéfica, tanto para o portador de deficiência, quanto para o aluno normal. No entanto, a inclusão escolar não é um processo rápido, automático, é sim um desafio a ser enfrentado devido a vários motivos, principalmente, a falta de professores habilitados e de estruturas físicas adequadas aos alunos portadores de deficiências. Salientamos ainda que a inclusão do deficiente deve ser responsabilidade de toda a comunidade escolar que deve sentir-se comprometida facilitando assim a plena integração do deficiente.


Palavras-chave


Portadores de necessidades educativas especiais; Educação Física escolar; Educação Especial.

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

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