Mobilizando saberes docentes na educação física escolar: a construção do conhecimento sobre inclusão
Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6566
Este estudo objetivou compreender como os professores buscam o conhecimento sobre a inclusão, para atuar com os Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE), incluídos nas aulas de Educação Física em turmas comuns do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa três colaboradoras, professoras de Educação Física regentes de classe no ensino fundamental. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estuturada, cujas informações foram transcritas e analisadas através do levantamento das unidades de significado e construção de categorias de análise. Os resultados mostraram que as três professoras entrevistadas tiveram contato direto com a Educação Física durante a sua vida escolar, bem como com o esporte de rendimento. Isso fez com que as mesmas optassem pela formação na área, e foi somente depois de terem um aluno incluído em suas aulas, é que foram em busca de uma especialização sobre a inclusão na Educação Física Escolar.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5902/1984686X6566
CONTATO:
E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795
Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial
ISSN eletrônico: 1984-686X
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X
Qualis/Capes: Educação A2
Periodicidade: Publicação contínua
O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.
A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
click counter
Contador de visitas
Acessos a partir de 30/11/2016
__________________________________________________