A interface dança e autismo: o que nos revela a produção científica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X33121Palavras-chave:
Dança, Autismo, Bibliometria.Resumo
O objetivo deste estudo foi realizar uma análise bibliométrica da produção científica nacional de teses, dissertações e artigos sobre a interface - Dança e Autismo focando os seguintes parâmetros bibliométricos: áreas de conhecimento; distribuição geográfica e institucional; distribuição temporal; objetivos; tipologia dos estudos. Adicionalmente foi realizada uma análise crítica para construção de indicadores da produção em questão. O procedimento metodológico foi baseado na abordagem da bibliometria com utilização do software Mendeley para organização dos dados coletados em ambientes virtuais. Em suma, os resultados apresentaram quatro estudos em âmbito nacional, com publicações recentes, entre 2013 e 2015, e distribuídos nas regiões centro-oeste, sudeste e nordeste do país. De forma geral os estudos encontrados objetivaram analisar a dança como forma de desenvolvimento da comunicação, interação social e afetiva e de reabilitação motora. Foram baseados na abordagem qualitativa e, ainda que em número pequeno, sugerem a eficácia da dança como intervenção e estimulação no desenvolvimento global de crianças com autismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).