Temas em altas habilidades/superdotação na perspectiva de gênero: um estudo de revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X26398Palavras-chave:
superdotação, gênero, mulheresResumo
As pesquisas acerca das altas habilidades/superdotação (ah/sd) cresceram consideravelmente no cenário nacional após 1990 e mais vertiginosamente após 2008. Apesar disso, ainda são escassos os estudos que relacionam a temática das ah/sd e o gênero feminino. Assim, na tentativa de compreender os caminhos percorridos e os vales a serem desbravados nas pesquisas sobre esse tema, este estudo tem por objetivo analisar artigos pertinentes à temática, publicados em periódicos científicos entre os anos 2007 e 2016, a fim de discutir principalmente a que objetivos eles atendem, quais foram os avanços alcançados e quais pontos têm sido negligenciados nesse contexto. O método adotado na pesquisa foi exploratório do tipo revisão sistemática de pesquisas empíricas publicadas em periódicos indexados em duas bases de dados: a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e os Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As buscas resultaram em 25 artigos que foram submetidos à técnica de revisão sistemática. Dentre os resultados levantados, destacam-se três grandes temáticas: análise das diferenças entre gêneros, estereótipos de gênero e aspirações profissionais. Nesse cenário, enfatiza-se a frequente utilização de escalas, scores e provas psicométricas na comparação entre as diferenças de gênero, a presença de estereótipos de gênero nos processos de identificação das ah/sd e também as diferenças de aspirações de carreira e de estilo de vida de homens e mulheres com ah/sd.
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