Temas em altas habilidades/superdotação na perspectiva de gênero: um estudo de revisão sistemática

Autores

  • Mayra Berto Massuda Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP, Brasil) Universidad de Granada (Granada, Andalucía, Espanha) http://orcid.org/0000-0003-1486-3993
  • Rosimeire Maria Orlando Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X26398

Palavras-chave:

superdotação, gênero, mulheres

Resumo

As pesquisas acerca das altas habilidades/superdotação (ah/sd) cresceram consideravelmente no cenário nacional após 1990 e mais vertiginosamente após 2008. Apesar disso, ainda são escassos os estudos que relacionam a temática das ah/sd e o gênero feminino. Assim, na tentativa de compreender os caminhos percorridos e os vales a serem desbravados nas pesquisas sobre esse tema, este estudo tem por objetivo analisar artigos pertinentes à temática, publicados em periódicos científicos entre os anos 2007 e 2016, a fim de discutir principalmente a que objetivos eles atendem, quais foram os avanços alcançados e quais pontos têm sido negligenciados nesse contexto. O método adotado na pesquisa foi exploratório do tipo revisão sistemática de pesquisas empíricas publicadas em periódicos indexados em duas bases de dados: a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e os Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As buscas resultaram em 25 artigos que foram submetidos à técnica de revisão sistemática. Dentre os resultados levantados, destacam-se três grandes temáticas: análise das diferenças entre gêneros, estereótipos de gênero e aspirações profissionais. Nesse cenário, enfatiza-se a frequente utilização de escalas, scores e provas psicométricas na comparação entre as diferenças de gênero, a presença de estereótipos de gênero nos processos de identificação das ah/sd e também as diferenças de aspirações de carreira e de estilo de vida de homens e mulheres com ah/sd. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Berto Massuda, Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP, Brasil) Universidad de Granada (Granada, Andalucía, Espanha)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Doutoranda em estância de mobilidade internacional no Programa de Estudios de las Mujeres - Discursos y Prácticas de Género da Universidad de Granada, Espanha.

Rosimeire Maria Orlando, Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP, Brasil)

Professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil, no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-graduação em Educação Especial.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

Massuda, M. B., & Orlando, R. M. (2019). Temas em altas habilidades/superdotação na perspectiva de gênero: um estudo de revisão sistemática. Revista Educação Especial, 32, e32/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X26398

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua