v. 36 (2026): Publicação Contínua
Em 2026, a revista Ciência Florestal completa 35 anos de existência. Para celebrar essa data tão significativa, foi desenvolvida uma capa comemorativa especialmente para este ano.
A revista Ciência Florestal foi criada em 1991 pelo Centro de Pesquisas Florestais (CEPEF), a partir da conjugação de esforços entre a Universidade e o setor produtivo florestal. Seu objetivo é divulgar trabalhos técnico-científicos inéditos, resultantes de pesquisas de interesse para o setor florestal.
O periódico tem como missão divulgar estudos científicos inéditos e inovadores, voltados ao avanço e ao desenvolvimento da ciência florestal. Abrange áreas como Silvicultura, Manejo Florestal, Tecnologia da Madeira, Produtos Florestais Não Madeireiros, Energia de Biomassa Florestal, Bioengenharia, Mecanização e Segurança do Trabalho Florestal, Manejo Biotécnico de Bacias Hidrográficas e Recuperação de Áreas Degradadas.
Nas primeiras edições, a revista apresentou periodicidade anual, passando a semestral em 1999 e a trimestral a partir do volume 20, em 2010. Os avanços tecnológicos na área de editoração e mídia eletrônica proporcionaram melhorias significativas nos processos de submissão de manuscritos, agilizando a tramitação das informações entre o Conselho Editorial e os revisores ad hoc. Esses avanços viabilizaram a criação do site eletrônico da revista (www.ufsm.br/cienciaflorestal) e a publicação da versão online, inicialmente com periodicidade trimestral a partir do volume 15. A partir de 2023, o periódico passou a adotar o sistema de publicação contínua.
Nos volumes mais recentes, a revista passou por alterações em seu visual e leiaute. O novo projeto gráfico promoveu mudanças substanciais em sua apresentação, conferindo maior leveza, modernidade e atualização estética ao periódico.
Os artigos publicados na Ciência Florestal são oriundos de diversas regiões do Brasil e do exterior. O periódico conta com um corpo editorial qualificado, composto por renomados pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.
A equipe editorial agradece, de forma especial, aos Editores-Chefes, Editores de Seção, Editores-Gerentes, Central de Periódicos da UFSM, Avaliadores, Diagramadores, Revisores de texto, Bolsistas, Autores e Leitores que, ao longo desses 35 anos, contribuíram para o crescimento, a consolidação e a permanência da revista Ciência Florestal como referência na área. Reafirma, ainda, a convicção de que muitos anos de produção científica de qualidade e novas conquistas ainda estão por vir.
Profª Cristiane Pedrazzi , Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil
Arte da capa: Clara Fernandes Barcelos, Desenho Industrial, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil
Publicado: 02-02-2026


