Crescimento diamétrico da Araucaria columnaris Forster & Hooker em Santa Maria, RS.

César Augusto Guimarães Finger, Alexandre Gonçalves Fajardo

Resumo


A Araucária columnaris Forster & Hooker é uma espécie cultivada como árvore ornamental no sul do Brasil, não havendo informações sobre o seu crescimento e de sua utilização em reflorestamentos. Sua copa estreita e larga propicia o crescimento em espaços reduzidos o que é de interesse em plantios comerciais. A avaliação do crescimento diamétrico realizada pela análise de tronco, a partir de uma fatia transversal, permitiu determinar que o incremento corrente anual culminou aos 21 anos com 1,41 cm e, o incremento médio anual aos 31 anos com 1,18 cm, demonstrando o bom potencial de crescimento da espécie. A comparação destas taxas de crescimento com a do Pinus elliottii L. e de Araucaria angustifolia Berto. O. Ktze. Permitiu caracterizar a Araucaria columnaris Forster & Hooker como a de menor aceleração de crescimento entre as três espécies estudadas.


Palavras-chave


Growth, diameter, Araucaria, Pinus

Texto completo:

PDF

Referências


ASSMANN, E. The principles of forest yield study. Oxford: Pergamon Press, 1970. 506p.

FINGER, C.A.G. Fundamentos de biometria florestal. Santa Maria: UFSM/CEPEF/FATEC, 1992. 29p.

DYSON, W.G. Experimental plantings of Araucarias pp in east Africa and Costa Rica. In: IUFRO MEETING YIELD, 1979. Curitiba. Anais… Curitiba, 1979, p.177-180.

MORENO, J.A. Clima do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: secretaria da Agricultura - RS, 1961. 41p.

MOTA, F.S.; BEIRSDORF, M.I.C.; GARCEZ, J.R.B. Zoneamento Agroclimático do Rio Grande do Sul e Santa Catarina - Normas Agroclimaticas. Pelotas: Ministerio da Agricultura, 1971. 80p. (Vol. 1, Circular n.50).

REITZ, R. Flora Ilustrada catarinense: Araucariaceas cultivadas em Santa Catarina. Itajai: Herbário Barbosa Rodrigues, 1986. 35p.

SAS. SAS Institute Inc. Cary: NC, 1985.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19805098318

Licença Creative Commons