Confecção de um aparelho de Vicat com instrumentação alternativa de baixo custo: ensaio de início de pega em pasta de cimento
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X87043Palavras-chave:
Educação, Instrumentação de baixo custo, Tempo de pega em pasta de cimento, Aparelho de VicatResumo
A falta de recursos de infraestrutura e de equipamentos, seja para ensino ou pesquisa, causa um impacto significativo na qualidade da educação, na formação dos professores, no acesso a materiais educativos, no ambiente de aprendizado e nas desigualdades educacionais, comprometendo assim o desenvolvimento e o sucesso do ensino e aprendizagem. Diante deste cenário cada vez mais comum, surge a necessidade do desenvolvimento de instrumentações alternativas de baixo custo, causando assim uma solução imediata para superar esta carência. No contexto de ensino-aprendizagem, este mecanismo contribui na instigação da criatividade, adaptando o ensino ao contexto local e proporcionando experiências de aprendizagem do ponto de vista prático e teórico com maior significado, pois existe a associação de teoria-prática-criatividade. A luz desse olhar, o trabalho tem como proposta fundamental a construção de um aparato experimental a baixo custo, com a função de analisar o tempo de início de pega em pastas de cimento. Para fins de comparação do aparato experimental construído, com um equipamento comercialmente vendido, foram analisados os resultados e comparados com o da literatura, resultando em um desfecho favorável à utilização do equipamento proposto.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13529: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas. Rio de janeiro. 1995.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16606: Cimento Portland – Determinação da Pasta de Consistência Normal. Rio de janeiro. 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16607: Cimento Portland – Determinação do tempo de pega. Rio de janeiro. 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16697: Cimento Portland – Requisitos . Rio de janeiro. 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7711: Agregados para concreto – Especificação. Rio de janeiro. 2005.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores Conjunturais: produção agrícola. Disponível em:
http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 10/01/2024.
MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: Estrutura, Propriedades e Materiais, São Paulo, Ed. PINI, 1994.
PARREIRA, Leonardo Pereira. Estudo da influência dos polímeros no tempo de pega de pastas de cimento. 2023. Trabalho de Conclusão
de Curso (bacharelato em Engenharia Civil) – Universidade Federal De Uberlândia, Uberlândia, 2023. Disponível em:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37109. Acesso em: 15 março 2024.
PINTO, D. Termomecânica Behaviour of a Self-flow Refractory Castable of 100% Alumina for Monolithic Applications (in Portuguese).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência e Natura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.