Potencial de aplicação do resíduo de cinza de casca de arroz
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40716Palavras-chave:
Cinza de casca de arroz, SiO2, CristobalitaResumo
A utilização de resíduos agrícolas tem se tornado uma necessidade, devido ao seu alto custo ambiental. Como exemplo disso, temos a cinza de casca de arroz (RHA), produzida pela queima indiscriminada da casca de arroz, bem como, temos a necessidade de buscar por alternativas de reaproveitamento do resíduo de forma sustentável, seja aplicando em nanomateriais, seja extraindo o SiO2 presente na cinza de casca de arroz. Este estudo aborda o uso de técnicas de caracterização para o resíduo de cinza de casca de arroz, mostrando a qualidade da SiO2 presente no resíduo.Downloads
Referências
CRACIUM, V., READER, A. H., Vandenhoudt, D. E. W., Best, S. P., Hutton, R. S., Andrei, A. & Boyd, I. W. (1995). Thin Solid Films 255, 290-294.
DELLA VP, KÜHN I, HOTZA D. Caracterização de cinza de casca de arroz para uso como matéria-prima na fabricação de refratários de sílica. Química Nova. 2001;24(6):778-782.
HOFMANN, P. Lecture notes on surface science. 5. ed. Arhus: Springer, 2005, 192 p
HUA M, ZHANG S, PAN B, ZHANG W, LV L, ZHANG Q. Heavy metal removal from water/wastewater by nanosized metal oxides: A review. Journal of Hazardous Materials. 2012;211-212:317-331.
ISAIA GC, ZERBINO RL, GASTALDINI ALG, SENSALE GR. Viabilidade do emprego de cinza de casca de arroz natural em concreto estrutural (parte II): durabilidade. Ambiente Construído. 2017;17(2):233-252.
JULIANO BO, BECHTEL DB. The rice grain and its gross composition. Rice: chemistry and technology. Minnesota, USA: American Association of Cereal Chemists, 1985.
MOULDER, J. F.; STICKLE, W. F.; SOBOL, P. E.; BOMBEN, K. D. Chastian, J. ed. Handbook of X-Ray Photoelectron Spectroscopy. Eden Prairie: Perkin-Elmer Corporation. 1992, 275 p.
NAIR DG, JAGADISH KS, FRAAIJ A. Reactive pozzolanas from rice husk ash: an alternative to cement for rural housing. Cementand Concrete Research. 2006;36(6):1062-1071.
SCHULZ PA. Nanomaterials and the interface between nanotechnology and environment. Vigilância Sanitária em Debate. 2013;1(4):53-58.
SOCIEDADE SUL-BRASILEIRA DE ARROZ IRRIGADO – SOSBAI. Reunião Técnica da Cultura do Arroz Irrigado. Arroz irrigado: recomendações técnicas da pesquisa para o Sul do Brasil. Pelotas: SOSBAI, 2016.
XU P, ZENG GM, HUANG DL, FENG CL, HU S, ZHAO MH, LAI C, WEI Z, HUANG C, XIE GX, LIU ZF. Use of iron oxide nanomaterials in wastewater treatment: A review. Science ofthe Total Environment. 2012;424:1-10.
WATTS, J. F.; WOLSTENHOLME, J. An introduction to surface analysis by XPS and AES. John Wiley & Sons, 2003, 207 p.
ZUCCO, L. L. Avaliação do comportamento físico-químico-mecânico de misturas cimento-cinza casca de arroz por meio de corpos-de-prova cilíndricos e placas prensadas[thesis]. Campinas: Faculdade de Engenharia
Agrícola/Universidade Estadual de Campinas; 2007. 381 p.
ZUCCO LL, BERALDO AL. Efeito da adição de cinza de casca de arroz em misturas cimento-casca de arroz. Engenharia Agrícola. 2008; 28(2):217-226.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

