Canhão de Gauss caseiro como facilitador do ensino na área de magnetismo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X86995Palavras-chave:
Eletromagnetismo, Ensino, Canhão de GaussResumo
Principalmente no que tange às escolas públicas, é observável uma forte ausência de laboratórios, ou instalações que possibilitem o ensino contextualizado dos temas apresentados nas áreas das ciências exatas e naturais. Com isso, é observada uma maior dificuldade no aprendizado dos alunos, principalmente em conteúdos mais abstratos. Uma vez que, já é comprovada uma relação direta entre as atividades práticas e experimentais com a qualidade do ensino. E para além disso, as atividades práticas podem proporcionar uma rica oportunidade de compreender problemas mais complexos, além de aprimorar diversas habilidades como a comunicação, resolução de problemas e habilidades de socialização. Nesse contexto, o presente trabalho propõe a elaboração de um dispositivo simples e barato para a realização de práticas na área de física, em especial na área de magnetismo, o Canhão de Gauss. O qual, é uma ferramenta que possibilita a visualização de forças mecânicas e magnéticas.
Downloads
Referências
ANDERSSON, Å. E.; KARLSSON, C.-J.; LANE, H. The Gaussian cannon. Emergent scientist, v. 1, p. 6–6, 1 jan. 2017.
CURRIE, H. et al. Practical learning through radiation physics problem solving. Radiography, v. 28, n. 4, p. 981–990, 1 nov. 2022.
HALYNA VOITKIV; IGOR LISHINSKY. PRACTICAL WORKS IN PRIMARY SCHOOL PHYSICS COURSE. Scientific Journal of Polonia University, v. 55, n. 6, p. 109–115, 27 fev. 2023.
LUCIANO GONSALVES COSTA; MARCELO ALVES BARROS. O ensino de física no Brasil: Problemas e desafios. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336425046_O_ensino_de_fisica_no_Brasil_Problemas_e_desafios. Acesso em: 16 jan. 2024.
MANUAL DO MUNDO. Como fazer um CANHÃO MAGNÉTICO CASEIRO (CANHÃO DE GAUSS). YouTube, 14 jul. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vMErygmHlns&t=275s. Acesso em: 16 jan. 2024.
MARISKA, C.; EGIDIUS DEWA; GODELFRIDUS HADUNG LAMANEPA. TUTORING AND PRACTICAL PHYSICS FOR MIDDLE SCHOOL STUDENTS IN THE PANDEMIC ERA. Abdimas Galuh, v. 4, n. 1, p. 286–286, 30 mar. 2022.
PAL, C. et al. DEVELOPMENT OF ANALYSIS AND EVALUATION SKILLS IN A PHYSICS TEACHING THROUGH PRACTICAL WORK. International Journal of Multidisciplinary Research and Studies, v. 5, n. 06, p. 19–33, 2022.
SHI, X. et al. GAUSS - genesis of asteroids and evolution of the solar system. Experimental Astronomy, v. 54, n. 2-3, p. 713–744, 15 out. 2021.
TAŞAR, Mehmet Fatih (Ed.); HERON, Paula R. L. (Ed.). The International Handbook of Physics Education Research: Learning Physics. AIP Publishing LLC, 2023. DOI: https://doi.org/10.1063/9780735425477. ISBN electronic: 978-0-7354-2547-7. ISBN print: 978-0-7354-2544-6.
UENO, S.; TSUKASA SHIGEMITSU. Introduction. CRC Press eBooks, p. 1–20, 6 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência e Natura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.