Canhão de Gauss caseiro como facilitador do ensino na área de magnetismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X86995

Palavras-chave:

Eletromagnetismo, Ensino, Canhão de Gauss

Resumo

Principalmente no que tange às escolas públicas, é observável uma forte ausência de laboratórios, ou instalações que possibilitem o ensino contextualizado dos temas apresentados nas áreas das ciências exatas e naturais. Com isso, é observada uma maior dificuldade no aprendizado dos alunos, principalmente em conteúdos mais abstratos. Uma vez que, já é comprovada uma relação direta entre as atividades práticas e experimentais com a qualidade do ensino. E para além disso, as atividades práticas podem proporcionar uma rica oportunidade de compreender problemas mais complexos, além de aprimorar diversas habilidades como a comunicação, resolução de problemas e habilidades de socialização. Nesse contexto, o presente trabalho propõe a elaboração de um dispositivo simples e barato para a realização de práticas na área de física, em especial na área de magnetismo, o Canhão de Gauss. O qual, é uma ferramenta que possibilita a visualização de forças mecânicas e magnéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Endiele Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna de Graduação em Engenharia Ag´ricola na Universidade Federal de Santa Maria, campus Cachoeira do Sul.

Maria Cecília Caldeira Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Cachoeira do Sul. Cursou Técnico em Informática no Instituto Federal De Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). E atualmente é bolsista de Iniciação científica entitulada: Nanotecnologia Aplicada a Novos Materiais: Propriedades Eletrônicas e Estruturais de Materiais Avançados.

Jocenir Boita, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Maria, campus Cachoeira do Sul.

Referências

ANDERSSON, Å. E.; KARLSSON, C.-J.; LANE, H. The Gaussian cannon. Emergent scientist, v. 1, p. 6–6, 1 jan. 2017.

CURRIE, H. et al. Practical learning through radiation physics problem solving. Radiography, v. 28, n. 4, p. 981–990, 1 nov. 2022.

HALYNA VOITKIV; IGOR LISHINSKY. PRACTICAL WORKS IN PRIMARY SCHOOL PHYSICS COURSE. Scientific Journal of Polonia University, v. 55, n. 6, p. 109–115, 27 fev. 2023.

LUCIANO GONSALVES COSTA; MARCELO ALVES BARROS. O ensino de física no Brasil: Problemas e desafios. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336425046_O_ensino_de_fisica_no_Brasil_Problemas_e_desafios. Acesso em: 16 jan. 2024.

MANUAL DO MUNDO. Como fazer um CANHÃO MAGNÉTICO CASEIRO (CANHÃO DE GAUSS). YouTube, 14 jul. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vMErygmHlns&t=275s. Acesso em: 16 jan. 2024.

MARISKA, C.; EGIDIUS DEWA; GODELFRIDUS HADUNG LAMANEPA. TUTORING AND PRACTICAL PHYSICS FOR MIDDLE SCHOOL STUDENTS IN THE PANDEMIC ERA. Abdimas Galuh, v. 4, n. 1, p. 286–286, 30 mar. 2022.

PAL, C. et al. DEVELOPMENT OF ANALYSIS AND EVALUATION SKILLS IN A PHYSICS TEACHING THROUGH PRACTICAL WORK. International Journal of Multidisciplinary Research and Studies, v. 5, n. 06, p. 19–33, 2022.

SHI, X. et al. GAUSS - genesis of asteroids and evolution of the solar system. Experimental Astronomy, v. 54, n. 2-3, p. 713–744, 15 out. 2021.

TAŞAR, Mehmet Fatih (Ed.); HERON, Paula R. L. (Ed.). The International Handbook of Physics Education Research: Learning Physics. AIP Publishing LLC, 2023. DOI: https://doi.org/10.1063/9780735425477. ISBN electronic: 978-0-7354-2547-7. ISBN print: 978-0-7354-2544-6.

UENO, S.; TSUKASA SHIGEMITSU. Introduction. CRC Press eBooks, p. 1–20, 6 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Lopes, E., Vieira, M. C. C., & Boita, J. (2024). Canhão de Gauss caseiro como facilitador do ensino na área de magnetismo. Ciência E Natura, 46(esp. 3), e86995. https://doi.org/10.5902/2179460X86995

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>