Robótica como ferramenta interdisciplinar na física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X84151

Palavras-chave:

Robótica educacional, Ensino, Física

Resumo

A robótica educacional como recurso pedagógico ainda é uma ferramenta de alto custo, por isso restrito a poucos estudantes. Estudos mostram que a robótica como ferramenta educacional proporciona aos estudantes relacionar conhecimentos de diferentes áreas, possibilitando o aprendizado de forma dinâmica. Assim, como uma solução de baixo custo, propõe-se desenvolver um pequeno protótipo de robô.  O protótipo movimenta-se livremente com dois motores e, ao chocar-se com algum obstáculo, ele altera sua direção imediatamente. Sua construção é realizada com o uso de dois minimotores CC 1,5V, duas chaves microinterruptor, um suporte de pilhas, um pedaço de chapa galvanizada, um pequeno interruptor e clips de papel. O princípio de movimento do robô baseia-se no liga/desliga dos interruptores, os quais controlam os motores. Nas colisões com objetos, esse é o mecanismo que lhe garante as mudanças de direção e sentido. Vetores, circuitos e corrente elétrica são alguns dos possíveis estudos através deste projeto. O ensino do circuito envolvido no protótipo e a sua montagem podem transformar as aulas de física, e de ciências de modo geral, em algo mais atrativo ao estudante e promover a aprendizagem significativa de conteúdos de áreas exatas.

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Biografia do Autor

Cleiton Anderson Trindade de Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria

Undergraduate student in the electrical engineering course at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Barbara Garcia de Paiva Moraes, Universidade Federal de Santa Maria

Undergraduate student in the mechanical engineering course at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.  

Marianna Batista Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria

Undergraduate student in the electrical engineering course at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Silvana Maldaner, Universidade Federal de Santa Maria

PhD in Physics. She is a professor of physics at the Industrial Technical College (CTISM) of the Federal University of Santa Maria.

Jocenir Boita, Universidade Federal de Santa Maria

PhD in Physics. He is a professor of physics at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Lucinéia Fabris, Universidade Federal de Santa Maria

Doctor in Mathematics. She is a professor of mathematics at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Vinicius Maran, Universidade Federal de Santa Maria

PhD in Computer Science. He is a professor of computer science at the Polytechnic School at Federal University of Santa Maria.  

Glauber Rodrigues de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria

Doctor in Mathematics. He is a professor of mathematics at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Referências

BAÍA, P. B. S.; VIANA, L. V.; MARINATO, M. S.; ALVES, S. V. L.; ALVES, E. C. M. Robótica educacional: um ensino sobre programação e eletrônica. Revista de Extensão da Integração Amazônica, v. 4, n. 1, p. 178-180, 2023. Disponível em: https://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/extensaodaintegracaoamazonica/article/view/2286. Acesso em: 20 fev. 2023.

MORAES, J. P. A.; DURAN, R. S.; BITTENCOURT, R. A. Robótica Educacional e Habilidades do Século XXI: Um Estudo de Caso com Estudantes do Ensino Médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3., 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 173-183. Disponível em: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228195. Acesso em: 20 fev. 2023.

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Publicado

2023-10-02

Como Citar

Carvalho, C. A. T. de, Moraes, B. G. de P., Teixeira, M. B., Maldaner, S., Boita, J., Fabris, L., Maran, V., & Quadros, G. R. de. (2023). Robótica como ferramenta interdisciplinar na física. Ciência E Natura, 45(esp. 1), e84151. https://doi.org/10.5902/2179460X84151

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