Simulação para uma trajetória da nuvem de gafanhotos na Argentina em 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X65709

Palavras-chave:

Gafanhoto migratório, Modelo matemático, Trajetória do enxame, Modelo WRF

Resumo

Este trabalho apresenta uma simulação para a trajetória de uma nuvem de gafanhotos da espécie Schistocerca cancellata(Audinet-Serville), entre os dias 22 de maio e 29 de julho de 2020, na Argentina. Para a obtenção das direções, temperatura e intensidades do vento, usadas na determinação da distância diária percorrida pelos insetos, utilizam-se os dados de previsão do tempo gerados pelo modelo WRF. A metodologia utilizada permite acompanhar em tempo real a movimentação de nuvens de gafanhotos, com previsões de campo de vento pelo modelo WRF, prevendo a trajetória e possibilitando planejar ações de órgãos governamentais de controle com agrotóxicos em áreas convenientes. Uma análise estatística mostra a eficácia do modelo de previsão utilizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Tumelero, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica pela UFRGS, com bolsa da CNPq. Pós-Doutora em Modelagem Matemática pela UFPel (2020). Doutora em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Mestre em Modelagem Matemática na Universidade Federal de Pelotas (2015). Possui graduação em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves (2013).

Viliam Cardoso da Silveira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduação em meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Mestrado em meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Doutorando em meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). 

Guilherme Jahnecke Weymar, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Atualmente é professor do Magistério Superior da Universidade Federal de Pelotas. Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas. Participa do Programa de Pós Graduação em Modelagem Matemática da Universidade Federal de Pelotas.

Daniela Buske, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) , mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004;2008) na área de Fenômenos de Transporte / Dispersão de Poluentes e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) na área de Engenharia Nuclear. Realizou estágio de doutorado na Itália no "Istituto Di Scienze Dell'atmosfera e Del Clima Di Bologna", ISAC/CNR de Bologna. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Participa do PPG em Modelagem Matemática e do PPG em Ciências Ambientais da UFPel.

Régis Sperotto de Quadros, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2000), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), doutorado em Matemática Aplicada realizado na Technische Universität Darmstadt em Darmstadt na Alemanha (2009) e Pos-doutorado em Energia Nuclear pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica e Otimização. Atualmente é professor associado do Departamento de Matemática e Estatística na Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Programa de Pós Graduação em Modelagem Matemática do Instituto de Física e Matemática da UFPel. 

Glênio Aguiar Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1995), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e pós-doutorado pela UFRGS (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e participa do PPG em Modelagem Matemática.

Alexandre Sacco de Athayde, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Bacharel em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), possui mestrado em matemática aplicada e doutorado em engenharia mecânica pela mesma universidade. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas.

Luciana Rossato Piovesan, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Matemática-Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal de Pelotas.

Igor da Cunha Furtado, Instituto Federal Sul Rio-Grandense, Passo Fundo, RS

Atualmente professor de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Doutor e Mestre em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

LIVRE, C. (2020). Argentina encontrou uma forma de combater a nuvem de gafanhotos. Disponível em: https://catracalivre.com.br/mais/argentina-encontrou-uma-forma-de-combater-a-nuvem-de- gafanhotos/. Acesso em: 23 de Setembro de 2020.

MARKLE, S. (2007). Locusts: Insects on the Move (Insect World). Lerner Publications.

SENASA (2020a). Langostas. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/senasa/micrositios/ langostas. Acesso em: 23 de Setembro de 2020.

SENASA (2020b). Maps. Disponível em: https://geonode.senasa.gob.ar/maps/1806/view. Acesso em: 23 de Setembro de 2020.

TOPAZ, C. M., D’ORSOGNA, M. R., EDELSTEIN-KESHET, BERNOFF, A. J. (2012). Locust dynamics: Behavioral phase change and swarming. PLOS Computational Biology, 8(8).

UFPel (2020). Ufpel acompanha e simula trajetória da nuvem de gafanhotos. Disponível em: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/07/20/ufpel-acompanha-e-simula-trajetoria-da-nuvem-de-gafanhotos/. Acesso em: 23 de Setembro de 2020

Downloads

Publicado

2021-11-08

Como Citar

Tumelero, F., Silveira, V. C. da, Weymar, G. J., Buske, D., Quadros, R. S. de, Gonçalves, G. A., Athayde, A. S. de, Piovesan, L. R., & Furtado, I. da C. (2021). Simulação para uma trajetória da nuvem de gafanhotos na Argentina em 2020. Ciência E Natura, 43, e3. https://doi.org/10.5902/2179460X65709

Edição

Seção

Edição Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>