Análise do desempenho escolar de alunos aprovados em Conselho de Classe
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40538Palavras-chave:
Avaliação, aprovação, estudantes, Ensino Médio.Resumo
Neste trabalho foi acompanhado o desempenho escolar de alunos que foram aprovados em Conselho de Classe nos anos subsequentes, nas disciplinas de Matemática, Física e Química. O estudo foi realizado no Colégio Marista Santa Maria, em Santa Maria, RS. Foram analisados três grupos de alunos que permaneceram na escola durante os três anos do ensino médio. Nesse período de 1996 a 2000, 333 alunos iniciaram e concluíram seus estudos no Colégio Marista Santa Maria, onde 75 alunos foram aprovados em Conselho de Classe. Ao todo, obteve-se 127 aprovações em Conselho de Classe. A aprovação em Conselho de Classe, para a maioria dos alunos, não comprometeu totalmente seus desempenhos nas séries seguintes. A disciplina que mais aprovou em Conselho de Classe foi Física. Nessa disciplina, o maior número de aprovações por Conselho de Classe aconteceu nas segundas e terceiras séries. Na primeira série, Matemática foi a disciplina que mais aprovou por Conselho de Classe. Química foi a disciplina que menos aprovou em Conselho de Classe. Conclui-se que as promoções em Conselho de Classe não comprometeram totalmente o desempenho desses alunos nas séries seguintes, embora grande parte deles tenham sido aprovados nas séries seguintes após estudos de recuperação terapêutica ou em Conselho de Classe.
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Referências
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