Fatores de risco relacionados à obtenção da meta do IDEB em escolas públicas de um município do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40457Palavras-chave:
Qualidade de Ensino. Educação Básica. Avaliação Institucional. Regressão logística.Resumo
A qualidade do ensino está ligada à diversos fatores, como por exemplo, às condições ofertadas para o desenvolvimento das atividades, à estrutura das escolas, entre outras. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar as variáveis que influenciam na obtenção da meta do IDEB. Os dados referem-se às escolas do município de Santa Maria/RS, do ensino fundamental nos anos de 2011 e 2013. Foram consideradas variáveis explicativas como: localização, número de funcionários, de alunos matriculados e reprovados, a existência de biblioteca, sala de leitura, quadra de esportes, refeitório, laboratório de informática, de ciências e acessibilidade. Utilizou-se um modelo de regressão logística múltiplo considerando como variável dependente a escola atingir ou não a meta do IDEB, para cada etapa em cada ano. Os aspectos de infraestrutura apresentaram pouca relevância. A variável número de alunos reprovados permaneceu significativa em todos os modelos, apresentando um impacto negativo para o alcance da meta, ressaltando a necessidade de gestores e professores reavaliarem as práticas pedagógicas para promover melhorias na qualidade da educação.
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