Sólidos totais do leite em amostras de tanques no município de Roque Gonzales – RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40149Palavras-chave:
Componentes do leite, Qualidade do leite, Estatística descritiva.Resumo
Objetivou-se, neste trabalho, estudar a variação dos sólidos totais em amostras de leite de tanques de 56 produtores do município de Roque Gonzales - RS. Foram analisadas 1512 amostras de leite de tanques coletas entre junho de 2005 e agosto de 2007, distribuídas em 5 rotas,sendo avaliadas as variávies gordura, proteína, lactose e sólidos totais (ST). Foi realizada uma análise descritiva da variável ST e suas componentes, assim como determinada suas correlações pelo coeficiente de correlação de Spearmann. Para comparação das variáveis entre as cinco rotas e as estações do ano foi realizado o Teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, e posterior comparações múltiplas, sendo adotado um nível de 5% de significância utilizando o software Statistica 9.0. As medianas dos sólidos totais nas estações do ano variaram de 11,86% a 12,10%, demonstrando que é preciso investir na melhoria desse percentual para se tornar competitivo no mercado internacional, uma vez que países com bacias leiteiras tradicionais apresentam teores acima de 13%. Quanto à exigência do teor de sólidos totais ser no mínimo de 11,4% dada pela Instrução Normativa Nº 51/2002, 15,34% dos produtores ainda estão abaixo desse padrão.
Downloads
Referências
CAMILO MG. Composição do leite: 6 fatores que podem afetar. Revista SmartGado. [Internet]. 2017. [cited 2019 sept 23]. Available from: http://blog.smartgado.com.br/composicao-do-leite-6-fatores-que-podem-afetar/
COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (Conab); Brasil é responsável por cerca de 7% do leite produzido no mundo. 2018. [cited 2019 sept 24]. Available from: https://www.conab.gov.br/ultimas-noticias/2634-brasil-e-responsavel-por-cerca-de-7-do-leite-produzido-no-mundo
CUNHA AF, COSTA HZF, SANTOS TFM, SILVA SQ, SOUZA FN, CERQUEIRA MMOP. Evolução anual da qualidade do leite cru de tanques individuais e comunitários do vale do rio doce (MG). B.CEPPA. 2016;34(1): 27-36.
DÜRR JW. Como produzir leite com alta qualidade. Brasília: SENAR, 2005. 28p.
ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP; Seção Técnica de Serviços Meteorológicos. [cited 2019 sept 24]. Available from: http://www.estacao.iag.usp.br/seasons/index.php
GONZÁLEZ FHD, DÜRR JW, FONTANELI RS. Uso do leite para monitorar a nutrição e o metabolismo de vacas leiteiras. Porto Alegre, 2001.
GRANT RJ. Feeding to maximize milk solids. Lincoln: University of Nebraska ; 1993. [cited 2019 sept 23]. Available from: http://extension.missouri.edu/xplor/agguides/dairy/g03110.htm
HARTMANN W. Sólidos totais em amostras de leite de tanques. [dissertation]. Curitiba: Ciências Veterinárias/UFPR; 2002. 55 p.
KAHLENBERG OJ. The percentage of fat as a basis for estimating the composition of milk. Journal of Agricultural Research, 1931; 43(8): 749-755.
LOPES AVL. Micro-organismos indicadores e cacarcterização de Escherichia colli isolados no leite cru [dissertation]. Pernambuco. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco/ UFRPE; 2018. 40 p
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA); Instrução Normativa no 51 de 18 set. 2002. Regulamentos técnicos de produção, identidade, qualidade, coleta e transporte de leite. Brasília (Brasil): Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; 2002.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA);Instrução Normativa nº 76 de 26 nov. 2018. Regulamentos técnicos de produção, identidade, qualidade, coleta e transporte de leite. Brasília (Brasil): Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; 2018.
NORO G, GONZALEZ FHD, CAMPOS R, DÜRR JW. Fatores ambientais que afetam a produção e a composição do leite em rebanhos assistidos por cooperativas no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Zootecnia. 2006; 35(3): 1129-1135.
PONSANO EHG, PINTO MF, LARA JAF, PIVA FC.Variação sazonal e correlação entre propriedades do leite utilizadas na avaliação da qualidade. Revista Higiene Alimentar. 1999; 13(64): 35-39.
REIS AM, COSTA MR, COSTA RG, SUGUIMOTO HH; SOUZA CHB, ARAGON-ALEGRO LC et al. Efeito do grupo racial e do número de lactações sobre a produtividade e a composição do leite bovino. 2012; Semina: Ciências Agrárias. 33(suppl 2): 3421-3436.
RIBAS NP, HARTMANN W, MONARDES HG, ANDRADE UVC. Sólidos Totais do Leite em Amostras de Tanque nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. R. Bras. Zootec. 2004;33(6 Suppl 3):2343-2350.
RODRIGUES LCNB. Influência da nutrição na produção de sólidos no leite. [monography]. Goiânia: Escola de Veterinária e Zootecnia/UFG. 2014.
RODRIGUES E, CASTAGNA AA DIAS MT, ARONOVICH M. Qualidade do leite e derivados processos, processamento tecnológico e índices. Niterói: Programa Rio Rural, 2013 [cited 2019 Nov 22]. Available from: http://www.microbacias.rj.gov.br/conteudo/compartilhados/pesquisa_participativa_apoio_tecnico/37%20-%20Qualidade%20do%20leite%20e%20derivados.pdf
ROSA PP, ZANELA MB, RIBEIRO MER, FULCK AC, ANGELO IDV, FERREIRA OGL, ET AL. Fatores etiológicos que afetam a qualidade do leite e o Leite Instável Não Ácido (LINA). 2017;12(18):1-17
RUBEZ J. A era dos sólidos totais. Associação Brasileira de Produtores de Leite; 2004 Feb [cited 2019 nov 22]. Available from: http://www.leitebrasil.org.br/artigos/jrubez_094.htm
SIGNORETTI RD. Qualidade do leite: interpretação dos resultados de sólidos totais. SCOT Consultoria [internet]. 2011 Dez 27 [cited 2019 Sep 13]. Agronomia. Available from: https://www.scotconsultoria.com.br/noticias/artigos/22150/qualidade-do-leite:-interpretacao-dos-resultados-de-solidos-totais.htm
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.