Nanomateriais à base de óxidos de ferro suportados com resíduos ricos em sílica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X35524Palavras-chave:
Nanopartículas, Resíduos, SílicaResumo
As Nanopartículas podem ser obtidas através de diferentes componentes químicos, como por exemplo, os óxidos de ferro que apresentam como vantagens a facilidade de síntese, baixa toxicidade, biocompatibilidade, alta capacidade de adsorção e baixo custo. Uma vez que, as NPs possuem características bastante peculiares diferindo significativamente de outros materiais principalmente pelo aumento da área de superfície e também pelos efeitos quânticos. O trabalho tem o objetivo de obter Nanomateriais à base de óxidos de ferro suportados em diferentes resíduos (cinza de casca de arroz, cerâmica vermelha e ágata), compostos majoritariamente por SiO2, através do método poliol, e avaliar a possibilidade do uso destes em diferentes aplicações, como por exemplo, na área da catálise e em diversos processos da engenharia. Os Nanomateriais foram caracterizados com técnicas experimentais existentes no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que permitem a investigação eletrônica e estrutural dos Nanomateriais como a Espectroscopia de Fotoelétrons Induzidos por Raios X (XPS). O estudo permitiu identificar que foi possível o uso de resíduos com SiO2 na obtenção de NPs, bem como, confirmou que há diferenciação na estruturação destas. Possibilitando a expansão dos estudos com relação à aplicação destes Nanomateriais.Downloads
Referências
BETAT, EF; PEREIRA, FM; VERNEY, JCK. Concretos produzidos com resíduos do beneficiamento de ágata: avaliação da resistência à compressão e do consumo de cimento. Revista Matéria. 2009;14(3):1047-1060.
BORGES, MS; RIELLA, HG; JANISSEK, PR. Demandas da gestão de resíduos ambientais, econômicos e tecnológicos: uma ferramenta de otimização. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. 2012;1(2):123-157.
CASAGRANDE, L; TRAMONTINA, LA; SCHNEIDER, IA. Caracterização e Aproveitamento do Resíduo da Serragem de Pedras Semi-Preciosas do RS. In: Salão de Iniciação Científica
UFRGS [Internet]; 1997 Setembro 15-19; Porto Alegre – RS, Brasil. 1998 [cited 2018 Jul 18]. Available from: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/105924.
CÓTICA, LF, ZANATTA, SC; DE MEDEIROS, SN; DOS SANTOS, IA; PAESANO JR. A; DA CUNHA, JBM. Mechanical milling of the (alpha-Fe2O3) (x)(alpha-Al2O3)(1-x) system: an X-ray diffraction and Mossbauer spectral study. Solid State Ionics. 2004;171:283-288.
DIAS, JF. Avaliação de resíduos da fabricação de telhas cerâmicas para o seu emprego em camadas de pavimento de baixo custo [thesis]. São Paulo: Escola Politécnica/USP; 2004. 251 p.
FASTOFSKI, DC; SCHAFER, M; TELES, RD; KULAKOWSKI, MP; GONZÁLEZ, MAS; KAZMIERCZAK, CS. Metodologia de caracterização de resíduo de cerâmica vermelha para emprego como material pozolânico em pasta de cimento. In: 5º Forum Internacional de Resíduos Sólidos [Internet]; 2014 Junho 04-05; São Leopoldo – RS, Brasil. 2014 [cited 2018 Jul 19]. Available from: http://www.institutoventuri.org.br/download/trabalhoscientificos/trabalhos_cientificos/trabalhos_cientificos/T04.pdf.
FORTUNA, J; MARQUES, JA; BIASI, LH; ROSSO, P; BETIOLI, AM. Diagnóstico dos resíduos de construção civil em construtoras de criciúma/SC. Revista Técnico Científica (IFSC). 2012;3(1):110-116.
HUA, M; ZHANG, S; PAN, B; ZHANG, W; LV, L; ZHANG, Q. Heavy metal removal from water/wastewater by nanosized metal oxides: A review. Journal of Hazardous Materials. 2012;211-212:317-331.
ISAIA, GC; ZERBINO, RL; GASTALDINI, ALG; SENSALE, GR. Viabilidade do emprego de cinza de casca de arroz natural em concreto estrutural (parte II): durabilidade. Ambiente Construído. 2017;17(2):233-252.
KASHEVSKY, B; AGABEKOV, VE; KASHEVSKY, SB; KEKALO, KA; MANINA, EY; PROKHOROV, IV; et al. Study of cobalt ferrite nanosuspensions for low-frequency ferromagnetic hyperthermia. Particuology. 2008;6:322-333.
LI, XH; XU, CL; HAN, XH; QIAO, L; WANG, T; LI, FS. Synthesis and magnetic properties of nearly monodisperse CoFe2O4 nanoparticles through a simple hydrothermal condition. Nano Express. 2010;5:1039-1044.
MARTINS, P. Nanotecnologia e o meio ambiente para uma sociedade sustentável. Estudios sociales. 2009;17(34):1-20.
PEREIRA, IG. Cinza de casca de arroz: Uma adição sustentável [dissertation]. Porto: Faculdade de Engenharia/Universidade do Porto; 2008. 109 p.
SANTANNA, YVB; DE MELO, MAC; SANTOS, IA; COELHO, AA; GAMA, S; CÓTICA, LF. Structural, microstructural and magnetocaloric investigations in high-energy ball milled Ni2.18Mn0.82Ga powders. Solid State Commun. 2008;148:289-292.
SCHULZ, PA. Nanomaterials and the interface between nanotechnology and environment. Vigilância Sanitária em Debate. 2013;1(4):53-58.
SEBRAE-MS, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE MATO GROSSO DO SUL. Gestão de resíduos sólidos: uma oportunidade para o desenvolvimento municipal e para as micro e pequenas empresas [Internet]. São Paulo: Instituto Envolverde: Ruschel & Associados; 2012 [cited 2018 Jul 18]. Available from: http://www.resol.com.br/cartilhas/gestao_de_residuos_solidos-sebrae.pdf.
SILVA, RA; SCHNEIDER, IAH. Geração de resíduos no processamento de ágatas. Revista de Engenharia Civil IMED. 2015;2(1):11-16.
THASSU, D; DELEERS, M; PATHAK, YV. Nanoparticulate drug delivery systems. New York: Informa Heakthcare; 2007.
XU, P; ZENG, GM; HUANG, DL; FENG, CL; HU, S; ZHAO, MH; et al. Use of iron oxide nanomaterials in wastewater treatment: A review. Science of the Total Environment. 2012;424:1-10.
ZUCCO, LL; BERALDO, AL. Efeito da adição de cinza de casca de arroz em misturas cimento-casca de arroz. Engenharia Agrícola. 2008;28(2):217-226.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.