Uso de diferentes pontas de pulverização no controle de doenças no trigo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X35494Palavras-chave:
Triticum spp, Fusarium graminerum, Tecnologia de aplicaçãoResumo
Fatores ambientais instáveis auxiliam na incidência de doenças e pragas, causando redução da produção e a contaminação do grão, destacando-se o ataque por Giberela (Fusarium graminerum). Neste cenário, se faz necessário o uso de técnicas de manejo adequadas. Estratégias como escolha da adequação da ponta de pulverização no controle químico são indispensáveis. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo estudar o emprego de quatro pontas de pulverização: CVI 11002, ADI ISO 11002, TVI ISO 8002 e ATR 8002. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, no distrito de Três Vendas, em Cachoeira do Sul/RS. A cultivar utilizada foi TBIO SELETO. O fungicida empregado foi o Nativo®. Foi adotado o delineamento experimental inteiramente ao acaso com 4 repetições e parcela testemunha. Foram avaliados os seguintes parâmetros: peso de mil grãos (PMG, %), peso hectolitro (PH; kg hL-1) e produtividade (PRD; kg ha-1). A variância foi testada aplicando-se o teste F de Snedcor (p<0,05) e as médias foram comparadas pelo teste de médias de Tukey (p<0,05). O peso de mil grãos, o peso hectolitro e a produtividade não foram influenciados pela utilização de diferentes pontas de pulverização adotadas no controle fitossanitário na cultura do trigo.Downloads
Referências
CASA, R. T.; BOGO, A; MOREIRA, E. Época de aplicação e desempenho de fungicidas no controle da giberela em trigo. Ciência Rural, Santa Maria, v.37, n.6, p.1558-1563, 2007.
CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira de grãos 2016-2017. Brasília, v. 4, n. 12, p. 1-158, 2017. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/17_09_12_09_01_56_boletim_graos_setembro_2017.pdf> Acesso em: 16 março 2017.
DEL PONTE, E.M. et al. Deoxynivalenol and nivalenol in commercial wheat grain related to Fusarium head blight epidemics in southern Brazil. Food Chemistry, v.132, p.1087-1091, 2012.
FERREIRA, P.V. Estatística experimental aplicada à agronomia. Maceió, EDUFAL, 1991. 440p.
MAPA - MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Cultura do trigo. Brasília/DF, 2015. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/trigo> Acesso em: 16 março 2017.
MENEGHETTI, R. C. Tecnologia de aplicação de fungicidas na cultura do trigo. Dissertação de Mestrado, 58p. Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2006. Disponível em: < http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2157> Acesso em: 16 março 2017.
SOUZA, R. T.; CASTRO, R. D.; PALLADINI, L. A. Depósito de pulverização com diferentes padrões de gotas em aplicações na cultura do algodoeiro. Revista Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v.27, p.75-82, jan. 2007.
STACK, R. W.; McMULLEN, M. P. A visual scale to estimate severity of Fusarium head blight in wheat. North Dakota State University, NDSU Extension Service, PP-1095. 2p. 2011.
STATSOFT, Inc. (2004). STATISTICA (data analysis software system), version 7. www.statsoft.com.
ZADOKS, J. C.; CHANG, T. T.; KONZAK, C. F. A decimal code for the growth stages of cereals. Weed Research, Oxford, v. 14, n. 1, p. 415-421, 1974.
PANISSON, E., et al. Técnicas de aplicação de fungicida em trigo para o controle de giberela (Gibberella zeae)1. Ciência Rural, Santa Maria, v.33, n.1, p. 13-20, jan –fev 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.