Uma Proposta ao uso do Winplot no Ensino de Funções Quadráticas nas Turmas do Proeja

Autores

  • Rodrigo Carvalho Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas
  • Edson Luiz Kraemer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.
  • César de Oliveira Zica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14622

Palavras-chave:

Matemática, Ensino, Funções

Resumo

Diante das dificuldades relacionadas à compreensão dos conteúdos de matemática por grande parte dos estudantes que ingressam no ensino médio, propõem-se neste trabalho algumas atividades voltadas para o ensino de funções quadráticas com o auxílio do software winplot. A princípio essas atividades foram elaboradas para as turmas do primeiro semestre dos cursos do PROEJA do Instituto Federal do Tocantins, entretanto este trabalho pode ser útil a qualquer aluno que esteja estudando função quadrática. As atividades propostas não têm a finalidade de substituir o tratamento algébrico e formal do ensino de funções, mas oferecer ao professor e ao aluno uma opção interessante para construção de gráficos de forma mais ágil e interativa. Por meio do recurso de animações de gráficos, pretende-se conjecturar algumas relações entre os parâmetros e o comportamento do gráfico, apresentando sempre ao final das atividades uma justificativa matemática para as relações obtidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Carvalho Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas

Professor do Ensino Básico, Técnico e tecnológico. Área de Matemática. Gerente do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Professor da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório do curso de Licenciatura em Matemática.

Edson Luiz Kraemer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.

Professor do Ensino Básico, Técnico e tecnológico. Área de Matemática. Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática.

César de Oliveira Zica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.

Professor do Ensino Básico, Técnico e tecnológico. Área de Matemática. Professor do curso de Licenciatura em Matemática.

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Dias, R. C., Kraemer, E. L., & Zica, C. de O. (2015). Uma Proposta ao uso do Winplot no Ensino de Funções Quadráticas nas Turmas do Proeja. Ciência E Natura, 37, 592–607. https://doi.org/10.5902/2179460X14622

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.