Cultura do consumo em debate

visões fundamentais acerca de um conceito em expansão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497787653

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Cultura do consumo, Práticas de consumo

Resumo

A interação entre as dimensões estruturais e simbólicas na cultura do consumo representa uma área de debate intenso entre os estudiosos do campo da Comunicação, refletindo uma diversidade de perspectivas teóricas. Neste artigo, o objetivo é revisitar o entendimento sobre o conceito de cultura do consumo presente em autores como Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, André Gorz, Pierre Bourdieu e Jean Baudrillard, com a proposta de mapear as diferenças teóricas em suas perspectivas sobre o conceito. As teorias discutidas, embora diversas, apontam para a importância dos estudos das relações entre comunicação e consumo para o entendimento do social, em articulações sobre os significados e as relações que nossas práticas de consumo constroem e revelam sobre o mundo em que vivemos.

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Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, ESPM

Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Email: elizacasadei@yahoo.com.br.

Liliane Ito, UNESP

Pós-doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM). Professora do PPGCom e do curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Email: liliane.ito@unesp.br

Gabriela Pereira, ESPM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP. Integrante do Grupo de Pesquisa em História, Comunicação e Consumo. Bolsista CAPES. E-mail: gaapereeira@gmail.com.

Mauro Berimbau, ESPM

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM.. Na indústria, atua na Sioux Group - GoGamers com estudos de comportamento do consumidor de jogos digitais (Pesquisa Game Brasil). Email: mauroberimbau@gmail.com

Tamíris Abib, ESPM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP. Bolsista CAPES Prosup. E-mail: tamiris.abib@gmail.com

Thais Ortega, ESPM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP. Bolsista CNPq Integral. E-mail: tha.ortegapichinin@gmail.com

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

Casadei, E. B., Ito, L. ., Pereira, G. ., Berimbau, M. ., Abib, T. ., & Ortega, T. . (2025). Cultura do consumo em debate: visões fundamentais acerca de um conceito em expansão. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 24(52), e024012. https://doi.org/10.5902/2175497787653

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