Cultura do consumo em debate
visões fundamentais acerca de um conceito em expansão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497787653Palavras-chave:
Comunicação, Consumo, Cultura do consumo, Práticas de consumoResumo
A interação entre as dimensões estruturais e simbólicas na cultura do consumo representa uma área de debate intenso entre os estudiosos do campo da Comunicação, refletindo uma diversidade de perspectivas teóricas. Neste artigo, o objetivo é revisitar o entendimento sobre o conceito de cultura do consumo presente em autores como Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, André Gorz, Pierre Bourdieu e Jean Baudrillard, com a proposta de mapear as diferenças teóricas em suas perspectivas sobre o conceito. As teorias discutidas, embora diversas, apontam para a importância dos estudos das relações entre comunicação e consumo para o entendimento do social, em articulações sobre os significados e as relações que nossas práticas de consumo constroem e revelam sobre o mundo em que vivemos.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2019.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2011.
CANCLINI, Nestor García. O consumo serve para pensar. In: Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.
DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
FEATHERSTONE, Mike. Teorias da cultura de consumo. In: Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FONTENELLE, Isleide. Cultura do Consumo. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2017.
GORZ, A. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005.
LIPOVETSKY, Gilles. Da leveza: rumo a uma civilização sem peso. Barueri: Amarilys, 2016.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia de Bolso, 2017.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Gilles. A Estetização do Mundo: viver na Era do Capitalismo Artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
MEDEIROS, Rogério. “Jean Baudrillard–enigmas e paradoxos da imagem na era do simulacro”. Arte & Ensaio, v. 15, n. 15, p. 25-39, 2007.
SANTOS, Tarcyane Cajueiro. “A sociedade de consumo, os media e a comunicação nas obras iniciais de Jean Baudrillard”. Galáxia, n. 21, p. 125-136, 2011.
SLATER, Don. Cultura do Consumo & Modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.


